publicado dia 27/10/2016

Livro reúne artigos contra Escola sem Partido

03/11/2016

No próximo dia 3 de novembro, às 19h30, acontecerá o lançamento do livro “A ideologia do movimento Escola Sem Partido – 20 autores desmontam o discurso” na Ação Educativa, em São Paulo. A obra reunirá 18 artigos, parte já divulgados e outros escritos exclusivamente para a publicação.

“Sob diversos enfoques, os artigos expõem claramente a natureza autoritária de um movimento que esconde sua própria ideologia na tentativa de silenciar visões de mundo divergentes”, afirma Vera Masagão Ribeiro, doutora em Educação pela PUC-SP e coordenadora executiva da Ação Educativa, ao apresentar o livro.

Saiba + Especialistas desconstroem os 5 principais argumentos do Escola sem Partido

O evento de lançamento também será transmitido ao vivo pelo link: www.acaoeducativa.org.br/aovivo

Histórico do Escola sem Partido

Fundado em 2004, o Escola sem Partido ganhou visibilidade em 2014  a partir da tramitação de projetos de lei sobre o tema em diversos municípios e estados brasileiros. As controvérsias acerca do movimento, no entanto, se acirram em 2016 com a conjuntura política e as disputas em torno do direito à educação de qualidade.

O objetivo do movimento, que tem se apoiado em termos como “doutrinação ideológica” e “neutralização escolar”  é restringir os conteúdos de ensino e o processo de aprendizagem baseando-se numa pretensa ideia de neutralidade do conhecimento. Os proponentes alegam, nessa perspectiva, que as escolas brasileiras promovem, em seu cotidiano, o que chamam de “assédio ideológico”.

“Falsamente baseando-se neste princípio, o movimento Escola Sem Partido pretende categorizar alguns conteúdos como ‘doutrinários’, em detrimento de outros. A abordagem de gênero e raça na escola, fundamental no combate ao machismo, à homofobia e ao racismo, seriam supostamente ‘doutrinários’, pois atentariam contra valores morais da família”, aponta Roberto Catelli Jr., coordenador de projetos de educação da Ação Educativa.

O quê

Lançamento do livro

Quando

03/11/2016 às 19:30

Onde

Rua General Jardim, 660, São Paulo

Mais informações

http://www.acaoeducativa.org.br/

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.