publicado dia 10/12/2021

Hora do Intervalo vai debater o retorno presencial às escolas e as perspectivas para 2022

16/12/2021

A última Hora do Intervalo deste ano vai receber Natacha Costa para debater a garantia de direitos das crianças e adolescentes durante a pandemia e na volta presencial para as escolas, bem como as perspectivas para a Educação em 2022.

O bate-papo acontecerá na quinta-feira 16, a partir das 16 horas (horário de Brasília), pelo Instagram do Centro de Referências em Educação Integral (CR) – @cr.educacaointegral.

Durante a conversa, a diretora geral da Associação Cidade Escola Aprendiz vai abordar 12 pontos estruturais para garantir as condições necessárias para o retorno presencial de todos os estudantes, com especial atenção àqueles em contextos de alta vulnerabilidade social, enfrentando o agravamento da pobreza, do desemprego e da insegurança alimentar.

Os pontos elencados são: Materiais escolares; Uniforme, roupas adequadas, calçados e mochila; Transporte; Documentação e avaliação diagnóstica; Condições sanitárias do ambiente escolar; Vacinação; Busca Ativa; Estudantes e famílias em situação de rua, de insegurança alimentar, orfãos e trabalho desprotegido; Acolhimento; Compromisso com a garantia da aprendizagem de todo/a/es; Estratégias pedagógicas e gestão democrática e Valorização dos profissionais que atuam nas escolas. É possível ler mais sobre eles no Posicionamento sobre o Direito à Educação em Contexto de Pandemia, produzido pelo CR.

Além disso, Natacha também vai falar sobre as perspectivas para o campo da Educação no ano que vem, já marcado pelos desafios anteriores à pandemia e por ela agravados e o cenário da disputa eleitoral, bem como os caminhos que escolas e redes têm encontrado para se reinventar e continuar a garantir os direitos de todos e todas.

Para participar, basta acessar o perfil do CR no Instagram e mandar suas perguntas e comentários!

Sobre a convidada

Natacha Costa é diretora geral da Associação Cidade Escola Aprendiz, compôs o Grupo de Trabalho nacional que formulou o Programa Mais Educação do governo federal e o Grupo de Trabalho Nacional da Iniciativa pela Inovação e Criatividade na Educação Básica do Ministério da Educação. Atualmente é membro do Conselho Estratégico Universidade-Sociedade da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), do Comitê Nacional para a Busca Ativa Escolar do UNICEF e do Movimento de Inovação na Educação. Além disso, faz parte do Programa Líderes Transformadores da Educação da Fundação SM, compõe a comunidade ativadora do Programa Escolas Transformadoras e o conselho consultivo do programa Escolas 2030 no Brasil.

O quê

Hora do Intervalo - Bate-papo sobre o retorno presencial às escolas e as perspectivas para 2022

Quando

16/12/2021 entre 16:00 e 17:00

Onde

Instagram do CR: @cr.educacaointegral

Não é crise, é projeto: reformas estruturais que reduzem o Estado restringem o direito à educação, mostra estudo

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.