publicado dia 09/12/2024

Hora do Intervalo debate novas formas de avaliar aprendizagens em curso pelo Brasil

12/12/2024

🗒 Resumo: Na quinta-feira (19/12), a partir das 16h (horário de Brasília), venha conversar com educadoras e estudantes sobre novos meios de avaliar as aprendizagens, à luz da concepção de Educação Integral.

Mudar a forma de avaliar aprendizagens transforma o modo como os professores e estudantes ensinam e aprendem, bem como as potencialidades para desenvolver integralmente os sujeitos.

Por isso, a Hora do Intervalo de dezembro vai lançar o especial Inovar e avaliar aprendizagens transformadoras: Por um novo repertório sobre avaliação de aprendizagens transformadoras no Brasil, realizado pelo Escolas2030, uma iniciativa da Ashoka e da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) com apoio do Itaú Social, Imaginable Futures e Cidade Escola Aprendiz.

A discussão vai abordar no que consiste um sistema de avaliação que fortaleça a Educação Integral e transformadora e apresentar práticas que estão em curso em escolas públicas brasileiras, como na rede municipal de Almirante Tamandaré (PR).

A proposta é que a escola possa ser um centro de pesquisa e que a avaliação seja formativa e contribua com o desenvolvimento integral dos estudantes, incluindo dimensões como empatia, colaboração, autoconhecimento, protagonismo e criatividade.

No especial, há relatórios voltados para apoiar o trabalho das Secretarias de Educação e sobre avaliação e indicadores de aprendizagem.

O debate virtual gratuito, que vai reunir especialistas no tema, acontece na quinta-feira (19/12), às 16h. A transmissão vai acontecer pelo canal no Youtube do Escolas2030. Participe e mande suas dúvidas no chat!

Conheça as convidadas da Hora do Intervalo: 

Leila Sarmento é mãe, avó e educadora com uma longa trajetória dedicada ao ensino. Formada em Letras, possui especializações em Leitura e Produção Textual, Educação de Jovens e Adultos, Psicopedagogia, além de um mestrado em Linguística e doutorado em Educação. Atualmente, cursa o pós-doutorado. Há 19 anos, Leila se dedica à educação popular como co-fundadora da Escola dos Sonhos, em Bananeiras (PB), uma escola comunitária que reflete seu compromisso com o ensino inclusivo e transformador.

Maria Emanuella de Sousa Santos tem 13 anos e é aluna da Escola dos Sonhos há 9 anos. Participa das oficinas de teatro, baleada e percussão, atividades que combinam aprendizado e diversão. O teatro, sua grande paixão, é uma forma de aprimorar sua expressão cênica e comunicação. Na baleada, encontra energia e movimento, enquanto a percussão conecta Maria à rica cultura do maracatu.

Ana Cecília Costa de Medeiros, 12 anos, é estudante da Escola dos Sonhos há 2 anos. Participa ativamente das oficinas de percussão, baleada e teatro, espaços onde explora sua criatividade, descobre novas habilidades e se diverte. Essas atividades também ajudam Ana a se conectar com a cultura e a desenvolver competências que a inspiram e motivam.

Anna Carolina Salgado Jardim é Diretora Adjunta de Ensino do IFSP – Campus São Roque (SP) e Coordenadora do Programa Escolas 2030 na mesma instituição. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na área de Gestão, é Pós-Doutoranda pela FEUSP e Doutora em Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, pela PUC-SP. Licenciada em Administração pelo IFRS, também é Mestre e Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Vera Kriger, é graduada em Formação de Professores para a Educação Infantil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e Pedagogia pela FAINSEP. Vera atua como professora na Secretaria Municipal de Educação de Almirante Tamandaré (PR). Possui ampla experiência na área de educação, com foco em métodos e técnicas de ensino, dedicando-se à formação e desenvolvimento pedagógico e Currículo.

O quê

Hora do Intervalo - Bate-papo sobre avaliação de aprendizagens na Educação Integral

Quando

12/12/2024 entre 16:00 e 17:00

Onde

Canal no YouTube do Escolas2030

Live debate tempo integral, currículo e avaliação da política; participe

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.