publicado dia 30/05/2018

VII Feira de Inovação das Ciências e Engenharias abre inscrições

De 06/11/2018 até 09/11/2018

Estimular o interesse pelas ciências e promover o encontro entre diferentes culturas são os principais objetivos da Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FIciencias), promovida pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI) em parceria com diversas universidades.

Leia +  6 mulheres cientistas para estudar em sala de aula

A feira de ciências é voltada para alunos do 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico ou de cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), dos estados do Paraná e Santa Catarina, no Brasil, da província de Missiones, na Argentina, e do Paraguai.

Para participar, os alunos devem elaborar um plano de pesquisa nas áreas de conhecimento das ciências humanas, exatas, biológicas, agrárias, sociais aplicadas, saúde ou engenharias.

Os estudantes podem se reunir em grupos de até três alunos e devem ter um orientador com mais de 18 anos, que pode ser um professor da escola ou um aluno em fase de graduação ou já graduado, para auxiliar na condução da pesquisa.

Serão selecionados 150 trabalhos dos três países que, em novembro deste ano, farão um intercâmbio de conhecimento e apresentarão seus projetos no evento, aberto ao público.

As inscrições podem ser feitas entre 1º de junho e 17 de agosto. Em 3 de outubro serão anunciados os finalistas. A feira, que é aberta ao público, acontece de 6 a 9 de novembro, no Hotel Golden Park, na região central de Foz do Iguaçu.

A premiação será por categoria. Os três melhores trabalhos vão receber valores em espécie. Os projetos que se destacarem em primeiro lugar, por áreas do conhecimento, receberão troféus, e os segundos e terceiros lugares ganharão medalhas.

Além da premiação da feira de ciências, alguns trabalhos serão selecionados para o Programa de Vivência Estudantil, de 2019, que levará os alunos para conhecer os projetos e ações do PTI e da Itaipu Binacional.

Ciências para crianças

A FIciencias chega à sua 7ª edição com uma novidade: estudantes de 3º a 5º ano do Ensino Fundamental também poderão expor seus trabalhos no segundo dia da feira, em novembro.

O objetivo é aproximar as crianças das ciências desde cedo e, por isso, a FIciencias Kids não terá caráter competitivo.

Podem participar escolas particulares e da rede pública de Foz de Iguaçu e região. Para  tanto, os professores do Ensino Fundamental I devem submeter a proposta de um projeto de ensino por meio da investigação.

O tema deve ter relação com a vida cotidiana das crianças e seus interesses. Os selecionados poderão apresentar os resultados na feira, junto com as crianças.

Para apoiar os docentes, a Estação Ciências, no PTI, oferece uma capacitação gratuita na metodologia “Ensino por Investigação”.

O quê

7ª Feira de Inovação das Ciências e Engenharias

Quando

De 06/11/2018 até 09/11/2018

Onde

Hotel Golden Park, em Foz do Iguaçu

Inscrições

01/06/2018 - 17/08/2018

Mais informações

www.ficiencias.org/

Astronomia para crianças: o ensino das ciências pelo fascínio

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.