publicado dia 13/06/2024
Escola Olodum realiza festa junina com o tema “O Nordeste é a África”
15/06/2024
publicado dia 13/06/2024
15/06/2024
🗒 Resumo: Escola Olodum realiza a festa junina “Arraiádunzinho”, com o tema “O Nordeste é a África”. O evento acontece no dia 15 de junho, das 13h às 17h, no Largo Quincas Berro D’Água, Pelourinho, em Salvador (BA).
Pioneira na educação antirracista por meio da arte, da música e da cultura, a Escola Olodum vai realizar o “Arraiádunzinho” para celebrar o período junino.
Leia + Olimpíada Brasileira de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena abre inscrições
O tema da festa junina infantojuvenil é “O Nordeste é a África” e vai acontecer no dia 15 de junho, das 13h às 17h (horário de Brasília), no Largo Quincas Berro D’Água, Pelourinho, em Salvador (BA).
A festa é uma oportunidade educativa do território, que valoriza a diversidade cultural e a identidade da criança afrodescendente, em meio à tradição junina.
Linda Rodrigues, diretora geral da Escola Olodum, idealizou o projeto, que visa uma integração educacional e cultural entre o Nordeste brasileiro e a África, criando um arraiá único.
A experiência pode servir de inspiração para outras escolas e iniciativas do território na hora de promover festas juninas e contribuir para o enfrentamento ao racismo.
O “Arraiádunzinho” acontece um dia antes do Dia Internacional da Criança Africana, celebrado em 16 de junho. A data marca o massacre do Soweto, quando uma manifestação estudantil em Joanesburgo, na África do Sul, em 1976, sofreu violenta repressão, resultando em várias vítimas.
Depois de 48 anos da data, a Escola Olodum, que é vinculada ao bloco afro Olodum, fundado em 1979, propõe levar as crianças para ocupar as ruas e manifestar e expressar suas identidades e culturas.
Escola Olodum realiza festa junina com o tema
15/06/2024 entre 13:00 e 17:00
Largo Quincas Berro D’Água, em Salvador (BA)