publicado dia 09/01/2026
Educação Quilombola: Participe do Edital Reconhecimento Nacional Givânia Maria da Silva
De 20/01/2026 até 11/04/2026
publicado dia 09/01/2026
De 20/01/2026 até 11/04/2026
🗒 Resumo: Inscrições no Edital de Reconhecimento Nacional Givânia Maria da Silva de Práticas e Vivências em Educação Quilombola são gratuitas e vão até 20 de janeiro.
Por todo o Brasil, há escolas, associações, organizações e grupos que realizam práticas e projetos de Educação Quilombola que contribuem para o fortalecimento da identidade, ancestralidade, resistência e saberes dos povos quilombolas.
Reconhecê-las, valorizá-las e dar visibilidade a essas experiências e vivências são os objetivos do Edital de Reconhecimento Nacional Givânia Maria da Silva de Práticas e Vivências em Educação Quilombola.
O edital foi lançado pela Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), por meio do seu Coletivo de Educação, em parceria com a Porticus e o Imaginable Futures.
O prazo para inscrição vai até 20 de janeiro por meio deste formulário virtual. Também está disponível um cronograma e o edital completo. Podem participar equipes de profissionais da Educação, além de associações, organizações e grupos quilombolas.
Lançado em 20 de novembro de 2025, Dia da Consciência Negra, o edital irá identificar e premiar práticas educativas quilombolas alinhadas aos princípios da Educação Quilombola.
São consideradas práticas e vivências de Educação Quilombola aquelas que combatem preconceitos, fortalecem a identidade étnico-racial, reforçam o pertencimento à ancestralidade quilombola e contribuem para as lutas contra o racismo estrutural, ambiental e socioterritorial nos territórios.
Serão selecionadas 10 práticas, distribuídas de forma equitativa entre as regiões brasileiras. Cada iniciativa vencedora receberá:
O edital homenageia Givânia Maria da Silva, liderança histórica do Quilombo Conceição das Crioulas, em Salgueiro (PE), cofundadora da CONAQ e referência nacional na defesa dos direitos quilombolas e da Educação Escolar Quilombola.
Seu legado inspira esta iniciativa, que pretende fortalecer práticas coletivas que reafirmam a identidade, a resistência e o protagonismo quilombola em todo o país. Homenageá-la é reafirmar, celebrar e reconhecer a importância de sua trajetória de luta pelo acesso a direitos já conquistados nacionalmente.
Podem ser inscritos projetos desenvolvidos coletivamente, em consonância com as vivências dos territórios, que se relacionem com uma ou mais das seguintes linhas temáticas:
As equipes responsáveis pelas práticas e projetos inscritos devem ser compostas por profissionais da Educação Escolar Quilombola que sejam quilombolas, atuem em escolas quilombolas e/ou por pessoas que integrem grupos quilombolas, associações e organizações atuantes em territórios quilombolas.
Acesse o formulário de inscrição.
A inscrição exige o envio de um relatório que apresente a prática ou projeto e de vídeos que reafirmem a importância da iniciativa para a comunidade. A participação deve ser feita obrigatoriamente por meio do preenchimento do formulário.
Em caso de dúvidas, escreva para: [email protected]
Edital de Reconhecimento Nacional Givânia Maria da Silva de Práticas e Vivências em Educação Quilombola
De 20/01/2026 até 11/04/2026
20/11/2025 - 20/01/2026