publicado dia 19/03/2025

Aberta pré-inscrição para o lançamento das Diretrizes de Educação Integral Antirracista para o Ensino Fundamental

08/04/2025

🗒 Resumo: Participe do lançamento das Diretrizes de Educação Integral Antirracista, que acontece no Ministério da Educação (MEC), em Brasília, na terça-feira (8/4), das 9h às 18h. Há vagas para participação presencial e o evento também será transmitido ao vivo pelo canal no Youtube do Centro de Referências em Educação Integral.

A Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) e a Educação Integral caminham lado a lado no compromisso de criar uma escola integrada ao seu território e à comunidade. Também compartilham o entendimento de que a Educação deve levar  em conta todas as dimensões dos sujeitos, além de reconhecer e valorizar suas histórias, culturas, identidades, contribuições e contextos socioculturais. 

A publicação gratuita Diretrizes de Educação Integral Antirracista para o Ensino Fundamental: uma contribuição da sociedade civil evidencia a indissociabilidade de ambos os conceitos e apresenta práticas para efetivamente garantir os direitos dos(as) estudantes. 

Leia Mais

As Diretrizes de Educação Integral Antirracista foram elaboradas pela Cidade Escola Aprendiz, Roda Educativa, Ação Educativa, em parceria com a Porticus e as seguintes organizações e movimentos sociais: Ashoka, Movimento pela Inovação na Educação, Avante – Educação e Mobilização Social, Azania – Grupo de Estudos e Pesquisas em Cultura, Gêneros, Sexualidades, Raça, Classe, Performances, Religião e Educação (UNILAB/CE), Cenpec, Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq), EE indígena Tenente Antônio, EMEF Waldir Garcia, FLACSO, Federação das organizações indigenas do Rio Negro (FOIRN), Geledés Instituto da Mulher Negra, Instituto Acaia, Instituto Alana, Instituto Amma Psique e Negritude, Instituto Rodrigo Mendes, Itaú Social, NEAABI Unilab, NEAB UFSCAR, Observatório da Branquitude, NEAI UFAM, NEABI UFMA, UNICEF, Profa Claudia Santos – Observatório Nacional de Educação Integral (UFBA), Profa Gina Vieira Ponte e Tania Mara da SME Santa Bárbara D’Oeste (SP).

O documento foi elaborado pela Cidade Escola Aprendiz, Roda Educativa e Ação Educativa, em parceria com a Porticus e outras organizações e movimentos sociais*, e será lançado na terça-feira (8/4), no Ministério da Educação (MEC), em Brasília (DF), com parceria estratégica do Itaú Social para o evento. 

O lançamento acontece das 9h às 18h (horário de Brasília) e contará com transmissão ao vivo pelo canal no Youtube do Centro de Referências em Educação Integral. Também é possível participar presencialmente do evento, basta inscrever-se por meio deste formulário até 30/03.

Ao longo do dia, serão realizados cinco debates com a participação de especialistas, educadoras e ativistas da Educação. Juntos, vão apresentar o contexto e os princípios que orientaram a construção do material e discutir o cenário de desigualdades da Educação pública brasileira, além dos impactos do racismo estrutural e da branquitude no direito à Educação. 

Também haverá discussões sobre por que a Educação Integral e a Educação Antirracista são indissociáveis, relatos de experiências de como o antirracismo se materializa na prática, o papel da literatura e das culturas juvenis na tomada de consciência das vivências racistas no cotidiano, como as comunidades, movimentos sociais e coletivos têm implementado uma Educação Integral Antirracista e, ainda, reflexões sobre desafios e caminhos para a implementação de políticas à Educação Integral Antirracista.

Em breve, divulgaremos a programação completa!

O que propõem as Diretrizes de Educação Integral Antirracista

Voltado para docentes e a gestão de Secretarias e escolas, o material faz convergir a Educação Integral e a Educação para as Relações Étnico-Raciais para garantir os direitos dos(as) estudantes.

Entre os objetivos da Educação Integral Antirracista, está a aprendizagem, justiça curricular, convivência democrática, intersetorialidade, combate ao racismo, infraestrutura escolar adequada, condições para os(as) professores(as) e gestão democrática.

Para tanto, a Diretrizes apontam que é preciso repensar as práticas e competências da gestão das políticas públicas educacionais e das escolas, o Projeto Político Pedagógico, o currículo, a infraestrutura, as metodologias e avaliações, bem como as relações entre todas as pessoas na escola e fora dela.

O quê

Lançamento das Diretrizes de Educação Integral Antirracista

Quando

08/04/2025 entre 09:00 e 18:00

Onde

Brasília (DF) e transmissão pelo canal no YouTube do Centro de Referências em Educação Integral

Hora do Intervalo apresenta as Diretrizes de Educação Integral Antirracista

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.