publicado dia 27/01/2026

Experiências Inspiradoras de Educação Integral: conheça o novo edital do MEC 

Reportagem:

📄Resumo: O Ministério da Educação (MEC), em parceria com o grupo TEIA da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), abriu inscrições para o novo edital Experiências Inspiradoras de Educação Integral em Tempo Integral. A iniciativa foi detalhada em 26 de janeiro durante webinário. 

O Ministério da Educação (MEC) vai mapear práticas de gestão, projetos e ações pedagógicas de escolas públicas com Educação Integral em Tempo Integral. 

Secretarias de Educação dos estados, municípios e do Distrito Federal já podem inscrever experiências realizadas pela rede de ensino, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Também será possível participar com experiências realizadas por grupo de escolas ou em uma única unidade escolar da rede. 

Leia Mais

O objetivo do edital Experiências Inspiradoras de Gestão e de Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral é visibilizar e sistematizar experiências de implementação do Programa Escola em Tempo Integral em diferentes territórios, de modo a apoiar a prática de educadores, escolas e redes. 

A iniciativa é da Coordenação-Geral de Educação Integral e Tempo Integral do MEC, em parceria com a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), representada pelo grupo Teia – Territórios, Educação Integral e Cidadania. 

Em 2025, o edital selecionou 738 experiências inspiradoras de Educação Integral em Tempo Integral.

Webinário de lançamento do edital 

Realizado em 26 de janeiro, o webinário de lançamento detalhou a iniciativa durante transmissão ao vivo nos canais do MEC e do grupo TEIA.  

“O edital, acima de tudo, mostra que a Educação em Tempo Integral é viável, inspiradora e transformadora”, comemorou Aline Zero, da Coordenação-Geral de Educação Integral e Tempo Integral da Secretaria de Educação Básica do MEC. 

Levindo Diniz, representante do grupo TEIA da UFMG, ressalta que o edital busca experiências calcadas na Educação Integral, concepção pedagógica que considera bebês, crianças, jovens e adolescentes em sua integralidade.

Leia Mais

Assim, a busca é por iniciativas que integrem espaços, tempos e saberes nas escolas, rompendo com a fragmentação do currículo escolar e fortalecendo os vínculos entre escola, família e comunidade. 

“A ideia é reunir experiências que possam produzir memória, troca e inspiração, contribuindo para consolidar políticas e práticas de Educação Integral como um direito em todo o país”, afirma o educador. 

Inscrições e eixos do edital 

Experiências Inspiradoras de Educação Integral conheça o novo edital do MEC 

O período de inscrição começa em 26 de janeiro e vai até 26 de fevereiro de 2026.

Crédito: Istockphoto

De acordo com os realizadores, a inscrição deve ser feita pela Secretaria de Educação, seja ela municipal, estadual ou do Distrito Federal.

Secretarias de Educação com mais de 30 mil matrículas no Censo Escolar poderão inscrever até duas experiências, desde que em eixos distintos. Já secretarias de Educação com menos de 30 mil matrículas na rede devem inscrever apenas uma experiência.

Ao todo, são 6 eixos presentes no edital, abarcando diferentes aspectos da Educação Integral e do Tempo Integral na escola. São eles:

Experiências Inspiradoras de Educação Integral em Tempo Integral: Contagem (MG) foi uma das selecionadas em 2025

Inspiração para a Educação Integral: experiência na rede municipal de Contagem (MG) foi uma das selecionadas pelo edital em 2025.

Crédito: Mapa de Experiências de Educação Integral/MEC

Gestão Democrática e Participação Social
Experiências que promovam processos de escuta, diálogo, participação e deliberação coletiva nas escolas e na rede de ensino. São buscadas iniciativas bem-sucedidas na instauração, realização e qualificação de instâncias de participação nas escolas (conselhos escolares, grêmios estudantis) e em nível local (Comitês de Educação Integral, Fóruns Municipais, Estaduais ou Distrital de Educação).

Currículo Integrado
Experiências que apresentem propostas curriculares integradas, integradoras e articuladas às práticas sociais da vida cotidiana, superando a fragmentação curricular e comprometidas com os direitos de aprendizagem e desenvolvimento pleno dos estudantes.

O edital também busca Propostas Político Pedagógicas orientadas por uma perspectiva interdisciplinar, com a produção e o uso de materiais didáticos e pedagógicos que sejam contextualizados, significativos, acessíveis, diversificados e sustentáveis, garantindo o reconhecimento e a valorização da diversidade étnico-racial, ambiental, cultural e linguística presente no território e de estratégias de organização dos tempos e dos espaços educativos.

Territórios, Culturas e Saberes
Experiências que demonstrem a integração da escola com o território, considerando saberes, identidades, trajetórias e práticas socioculturais dos sujeitos e grupos que compõem a comunidade. Práticas que expressem a mobilização dos diferentes tempos e espaços da escola e da comunidade, potencializando os processos educativos por meio da conexão entre a vivência escolar e o conhecimento produzido no território. Iniciativas voltadas para a construção de escolas sustentáveis em um ambiente socioambiental pacífico, saudável, inclusivo e alinhado com os princípios da sustentabilidade.

Diversidade, Inclusão e Equidade
Experiências que reconheçam, valorizem e respeitem as diferenças humanas e a diversidade cultural e ambiental, voltadas para a sustentabilidade. Iniciativas que combatam e reparem desigualdades baseadas em marcadores sociais, como gênero, classe social, raça, etnia, geração, condição de pessoa com deficiência entre outros. Práticas que promovam a inclusão e a equidade no acesso, permanência e trajetória escolar.

Gestão Administrativa, Financeira e Pedagógica
Experiências que demonstrem avanços no planejamento, implementação, monitoramento e avaliação da política de Educação Integral em Tempo Integral da rede ou do projeto político pedagógico (PPP) da escola, considerando aspectos como infraestrutura e ambiente escolar, recursos humanos, valorização dos profissionais da educação, formação continuada, financiamento e gestão de insumos, como alimentação e transporte escolar.

Intersetorialidade e Articulação em Rede
Experiências que promovam a articulação intersetorial com diferentes políticas (Saúde, Cultura, Assistência Social, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Esporte, entre outras) e órgãos públicos, bem como com organizações da sociedade civil e demais agentes da comunidade local. Iniciativas que fortaleçam o envolvimento da escola ou da rede de ensino com o sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes na perspectiva da prevenção, atenção e proteção integral.

Experiências Inspiradoras de Educação Integral: principais dúvidas e cronograma

Experiência Inspiradora de Educação Integral em Tempo Integral de Itapipoca CE foi selecionada pelo edital

Focada na Literatura, experiência da rede de Itapipoca (CE) foi selecionada na última edição do edital.

Crédito: MEC/Mapa de Experiências Inspiradoras de Educação Integral

O webinário também apresentou o cronograma oficial do edital, além de mostrar um passo a passo para a realização das inscrições. 

O período de inscrição começa em 26 de janeiro e vai até 26 de fevereiro de 2026. Em março, será feita a análise documental para homologação das inscrições (09 e 19 de março), com resultado previsto para 20 de março. 

A seguir, haverá período de recurso, entre 23 e 24 de março. A lista final de inscrições homologadas será divulgada em 30 de março. 

As experiências selecionadas serão conhecidas em 12 de maio (resultado preliminar), com divulgação do resultado final previsto para 25 de maio.

A atualização do Mapa de Experiências para a inclusão dos novos selecionados, bem como a publicação do Caderno de Narrativas e a realização da Rede de Trocas entre os educadores, estão previstas para novembro. 

Para tirar dúvidas, entre em contato pelo e-mail [email protected]

Edital seleciona novas experiências inspiradoras de Educação Integral

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.