publicado dia 11/11/2024
3º Seminário Nacional de Educação Integral abre programação com debate sobre Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro
Reportagem: Da Redação
publicado dia 11/11/2024
Reportagem: Da Redação
🗒 Resumo: Nesta segunda-feira (11/11) teve início a terceira edição do Seminário Nacional de Educação Integral. Com a presença de professores, educadores, especialistas, pesquisadores e equipes de Secretarias de Educação de todo o Brasil, a abertura do evento homenageou Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro.
“Educação Integral para cuidar da vida e do planeta: aprendizagens e pleno desenvolvimento em sintonia com o tempo presente”. Este é o tema do 3º Seminário Nacional de Educação Integral, que acontece entre os dias 11 e 14 de novembro, das 8h30 às 18h, com sede no Memorial Darcy Ribeiro, em Brasília (DF).
A transmissão online vai acontecer pelo canal no YouTube da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). Para quem se inscreveu e deseja obter o certificado, é preciso acessar o evento pela plataforma indicada pela organização do evento.
Ao longo dos quatro dias, há debates sobre financiamento e infraestrutura na Educação Integral em tempo integral, a formação de professores, currículo, avaliação e intersetorialidade. Também serão apresentadas experiências de Educação Integral em escolas e redes municipais brasileiras.
O evento começou com um resgate da política educacional proposta por Anísio Teixeira, conduzida por Carlos Alberto Ribeiro De Xavier, consultor de Educação, cultura e meio ambiente que foi chefe de gabinete de ministros da Cultura e da Educação.
Em seguida, uma roda de conversa sobre gestão democrática e participativa debateu o papel dos conselhos e das redes pela Educação Integral para a garantia da sustentabilidade da política de Educação Integral em tempo integral.
Sob coordenação de Claudia Cristina Pinto Santos, doutora em Educação e membro da Comissão Gestora do Comitê Territorial Baiano de Educação Integral Integrada e do Observatório Nacional de Educação Integral, a roda contou com a presença do professor Geovar Miguel dos Santos, membro do Comitê Territorial de Educação Integral do Rio Grande do Norte, e Natacha Costa, diretora geral da Associação Cidade Escola Aprendiz.
“Que a gente possa cada vez mais colocar as políticas públicas e a burocracia a serviço da vida na escola e não o contrário”, disse Natacha.
A mesa de abertura oficial do Seminário honrou as matrizes pedagógicas da escola de Educação Integral no Brasil: os Centros Integrados de Educação Pública (CIEPS), criados pelo antropólogo e educador Darcy Ribeiro (1922 – 1997) há 40 anos.
Jaqueline Moll, professora que fez parte da implementação do Mais Educação, conduziu o debate que contou com a presença de educadoras que atuaram ao lado de Darcy Ribeiro.
“O esquecimento imposto a experiências dessas magnitude são o fundamento de toda a crise da Educação brasileira. Criam a ilusão de que [a solução é] comprar materiais tecnológicos, que são importantes, mas não são centrais no processos. Recuperar essas memórias seria muito importante. A Educação pública, universal, laica, integral, integrada é a condição para construir um país democrático”, afirmou Jaqueline.
O dia foi finalizado com o lançamento da trilogia “Democracia e Escola Pública: contemporaneidade e urgência da obra de Anísio Teixeira”, educador, jurista e escritor que foi declarado patrono da escola pública brasileira em outubro de 2024, por meio da Lei nº 15.000. A coletânea visa detalhar o pensamento de Anísio, oferecendo um caminho de estudos e de aproximação com sua obra.
“A relação de Anísio com a Educação Integral […] passa pelo ideário republicano e democrático, que é uma das diretrizes que estruturam o pensamento dele, também a articulação com o movimento escola novista e com o pragmatismo de Dewey, e com a ideia de uma escola progressiva”, disse Libânia Nacif Xavier, professora na Universidade Federal do Rio de Janeiro.