publicado dia 11/11/2024

3º Seminário Nacional de Educação Integral abre programação com debate sobre Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro

Reportagem:

🗒 Resumo: Nesta segunda-feira (11/11) teve início a terceira edição do Seminário Nacional de Educação Integral. Com a presença de professores, educadores, especialistas, pesquisadores e equipes de Secretarias de Educação de todo o Brasil, a abertura do evento homenageou Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro.

“Educação Integral para cuidar da vida e do planeta: aprendizagens e pleno desenvolvimento em sintonia com o tempo presente”. Este é o tema do 3º Seminário Nacional de Educação Integral, que acontece entre os dias 11 e 14 de novembro, das 8h30 às 18h, com sede no Memorial Darcy Ribeiro, em Brasília (DF).

A transmissão online vai acontecer pelo canal no YouTube da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). Para quem se inscreveu e deseja obter o certificado, é preciso acessar o evento pela plataforma indicada pela organização do evento.

Leia + Educação Integral em Tempo Integral: conheça o Material de Apoio do Centro de Referências em Educação Integral

Ao longo dos quatro dias, há debates sobre financiamento e infraestrutura na Educação Integral em tempo integral, a formação de professores, currículo, avaliação e intersetorialidade. Também serão apresentadas experiências de Educação Integral em escolas e redes municipais brasileiras.

Assista à abertura do 3º Seminário Nacional de Educação Integral:

O evento começou com um resgate da política educacional proposta por Anísio Teixeira, conduzida por Carlos Alberto Ribeiro De Xavier, consultor de Educação, cultura e meio ambiente que foi chefe de gabinete de ministros da Cultura e da Educação.

Em seguida, uma roda de conversa sobre gestão democrática e participativa debateu o papel dos conselhos e das redes pela Educação Integral para a garantia da sustentabilidade da política de Educação Integral em tempo integral.

Sob coordenação de Claudia Cristina Pinto Santos, doutora em Educação e membro da  Comissão Gestora do Comitê Territorial Baiano de Educação Integral Integrada e do Observatório Nacional de Educação Integral, a roda contou com a presença do professor Geovar Miguel dos Santos, membro do Comitê Territorial de Educação Integral do Rio Grande do Norte, e Natacha Costa, diretora geral da Associação Cidade Escola Aprendiz.

“Que a gente possa cada vez mais colocar as políticas públicas e a burocracia a serviço da vida na escola e não o contrário”, disse Natacha.

A homenagem a Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro

A mesa de abertura oficial do Seminário honrou as matrizes pedagógicas da escola de Educação Integral no Brasil: os Centros Integrados de Educação Pública (CIEPS), criados pelo antropólogo e educador Darcy Ribeiro (1922 – 1997) há 40 anos.

Jaqueline Moll, professora que fez parte da implementação do Mais Educação, conduziu o debate que contou com a presença de educadoras que atuaram ao lado de Darcy Ribeiro.

“O esquecimento imposto a experiências dessas magnitude são o fundamento de toda a crise da Educação brasileira. Criam a ilusão de que [a solução é] comprar materiais tecnológicos, que são importantes, mas não são centrais no processos. Recuperar essas memórias seria muito importante. A Educação pública, universal, laica, integral, integrada é a condição para construir um país democrático”, afirmou Jaqueline.

O dia foi finalizado com o lançamento da trilogia “Democracia e Escola Pública: contemporaneidade e urgência da obra de Anísio Teixeira”, educador, jurista e escritor que foi declarado patrono da escola pública brasileira em outubro de 2024, por meio da Lei nº 15.000. A coletânea visa detalhar o pensamento de Anísio, oferecendo um caminho de estudos e de aproximação com sua obra.

“A relação de Anísio com a Educação Integral […] passa pelo ideário republicano e democrático, que é uma das diretrizes que estruturam o pensamento dele, também a articulação com o movimento escola novista e com o pragmatismo de Dewey, e com a ideia de uma escola progressiva”, disse Libânia Nacif Xavier, professora na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

“Um país não pode pensar em projeto democrático sem Educação Integral”, diz Jaqueline Moll

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.