publicado dia 10/12/2013
Votação do PNE nesta quarta-feira (11/12) promete ser longa
Reportagem: Jéssica Moreira
publicado dia 10/12/2013
Reportagem: Jéssica Moreira
Marcada para esta quarta-feira (11/12), a análise do Plano Nacional de Educação (PNE) no Plenário do Senado Federal não será fácil, já que não houve acordo sobre as alterações propostas pelo relator do PLC 103/12 Álvaro Dias (PSDB-PR).
O governo federal apoia aprovação de substitutivo apresentado senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), na última sexta-feira (6/12). Iniciada geralmente às 16h, a ordem do dia no Plenário terá início duas horas antes, às 14h, para que senadores tenham tempo hábil para analisar e votar o PNE.
Além de substitutivo apresentado por Rêgo, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) também propôs novo texto à proposta aprovada na Comissão de Educação. Buarque defende a federalização da educação em até 20 anos, responsabilizando a União pelo financiamento e avaliação das escolas de educação básica. De acordo com a redação, as escolas mantidas pelo município e estado, passariam então ficar nas mãos da União. O senador ressalta ainda a qualificação da carreira docente e horário integral para os estudantes.
As informações são do Portal de Notícias do Senado