publicado dia 31/03/2021

Observatório Nacional de Educação Integral oferece curso gratuito sobre democracia e educação

De 31/03/2021 até 24/11/2021

O Observatório Nacional de Educação Integral, por meio da Universidade Federal da Bahia, vai promover o curso de extensão “Educação Integral e Democracia: Interfaces, Convergências e Urgências“. Gratuito, os encontros acontecem toda última quarta-feira do mês, começando em 31 de março até 24 de novembro.

Leia + CR defende ações para garantia de direitos em meio ao agravamento da pandemia

Durante o período, serão disponibilizados no site do Observatório indicações e arquivos para leituras, estudos e pesquisas dos participantes.

O principal objetivo do curso é trazer o acúmulo teórico e prático da educação integral para o enfrentamento do impacto da pandemia na vida das comunidades escolares, promovendo mobilização e disseminação de conhecimentos.

Como pano de fundo, a formação visa contribuir para a consolidação da meta 6 do Plano Nacional de Educação e manter viva a agenda da educação integral, em prol de uma melhoria da qualidade educação pública no Brasil, bem como o enfrentamento aos processos de retirada de direitos, a militarização das escolas e, em especial, a concepção de educação como mercadoria.

Para participar, basta acessar os canais da Web TV Undime Bahia no Facebook ou no YouTube, e será necessário participar das lives em tempo real para obter a certificação.

Confira a programação:

31 de março – Educação Integral e Desenvolvimento humano: condições para sociedades democráticas

28 de abril – Educação integral e aprendizagens para o enfrentamento da crise social, educacional e sanitária

26 de maio – Educação Integral, saúde e vigilância epidemiológica: aprendizados do Programa Saúde na Escola

30 de junho – Educação integral, garantia de direitos, intersetorialidade e enfrentamento da pobreza

28 de julho – Educação integral e enfrentamento do racismo na sociedade brasileira: territórios, infâncias e juventudes

25 de agosto – Educação Integral, omnilateralidade e construção da cidadania: condições para sociedades democráticas

29 de setembro – Educação Integral, currículo e planejamento no cotidiano escolar

27 de outubro – Educação Integral, Cidade Educadora e Territórios Educativos

24 de novembro – Educação Integral, Direitos Humanos e inclusão

Sobre o Observatório

O Observatório Nacional da Educação Integral, sediado na esfera virtual da Universidade Federal da Bahia, nasceu no contexto da celebração da primeira década do Decreto Presidencial (n.7083/2010) que regulamentou o Programa Mais Educação, ação do governo federal que induziu a retomada da agenda da educação integral no Brasil, sendo implementado em 60 mil escolas públicas brasileiras no período 2007-2016.

O Observatório propõe-se como um espaço que agregue estudos, análises, dados, experiências pedagógicas e curriculares, referenciais legais e todo tipo de recursos virtuais que mantenham viva a memória e a esperança da materialização de uma escola pública universal e comprometida com a formação humana integral e com a ampliação da jornada diária.

O quê

Educação Integral e Democracia: Interfaces, Convergências e Urgências

Quando

De 31/03/2021 até 24/11/2021

Onde

Web TV Undime Bahia

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.