Como ensinar para um grupo de alunos com habilidades distintas?
Publicado dia 15/05/2017
Publicado dia 15/05/2017
Circula pela internet um quadrinho que simula uma sala de aula em que o professor diz “para uma seleção mais justa, todo mundo tem que passar pelo mesmo teste: por favor, subam naquela árvore”. No lugar dos alunos, estão diferentes animais como um elefante, um peixe, um macaco, um pássaro e um pinguim.
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Dentre as possíveis interpretações, pode-se inferir que a imagem ironiza a tentativa de alguns métodos de ensino de avaliar a todos a partir de um mesmo critério, desconsiderando suas habilidades e interesses individuais. Mas como contemplar todos os alunos dentro de uma mesma sala de aula? Há uma proposta: a diferenciação.
Texto originalmente publicado por Todd Finley, no site Edutopia, da rede de parceiros de conteúdo do Centro de Referências.
Este método de ensino é um modo de pensar o aprender e o ensinar, elaborado para englobar todos os estudantes, transformando como eles aprendem, processam e guardam informações, como demonstram seus conhecimentos e habilidades e com quem e onde o aprendizado acontece.
Diante de um grupo de alunos com habilidades muito diferentes, os passos a seguir podem ser adotados pelos professores:
Mudanças podem deixar algumas crianças desconfortáveis ou ansiosas. Por isso, integre gradualmente um currículo centrado nos alunos, pedindo para que eles escolham entre duas ou três tarefas que possam ser finalizadas durante a aula.
Alguns alunos podem se sentir entediados enquanto realizam tarefas que para eles parecem simples, mas que para outros não são. Após uma pré-avaliação, é possível que estes estudantes pulem alguns capítulos e atividades e já iniciem algo mais elaborado. Propor projetos em pequenos grupos ou pequenas pesquisas sobre o tópico também são alternativas.
Escolher é motivador e dá autonomia. Deixe os alunos decidirem:
Professores precisam ter ciência de quanto seus alunos sabem, de quais formas eles aprendem mais facilmente e o que os interessa. Essas atividades podem ajudar:
Para leituras mais complexas ou alunos que têm dificuldade, algumas estratégias podem facilitar a compreensão do texto, como fazer perguntas, estabelecer conexões pessoais, com outros textos e o mundo, fazer com que os alunos visualizem e imaginem a história, resumir o texto e fazer interpretações sobre o que concordam ou discordam da história, o que gostaram, o que não acharam interessante.
* Tradução de Ingrid Matuoka