MC² High School (EUA) proporciona vivência no mundo do trabalho e projetos transdisciplinares
Publicado dia 20/01/2015
Publicado dia 20/01/2015
O contexto vivenciado pelas crianças e adolescentes do município de Cleveland, nos Estados Unidos, é crítico: 54% vêm de famílias que estão em situação de pobreza e a taxa de mortalidade é de 14.1 por mil nascidos (a média nacional é de 6.1). Além disso, 10% dos adolescentes de 16 a 19 anos estão fora da escola, segundo o centro de dados Kids Count.
No entanto, uma escola de ensino médio vem destoando desse panorama, oferecendo educação de qualidade e apoiando jovens a trilhar seu próprio caminho rumo à fase adulta. A apresentação da MC² STEM High School, em seu site, não poderia ser mais adequada: “Não somos sua tradicional escola de ensino médio”
Criada em 2008 e com parcerias com empresas e órgãos públicos, a escola aposta no ensino baseado em projetos e em estágios fora da instituição para dar significado aos conteúdos e estabelecer conexões com o mundo exterior.
Para enfatizar essa ligação, a escola mantém três campus divididos por séries e vinculados a diferentes instituições. O primeiro ano do ensino médio está alocado no centro de ciências do município, que combina museu e atividades educativas; a série seguinte está instalada na sede da empresa General Eletric (GE); e os anos finais frequentam o campus da universidade estadual. Assim, os alunos utilizam espaços desses equipamentos e contam com apoio de seus profissionais no processo de aprendizagem.
O trabalho da escola MC² está baseado em projetos transdisciplinares, experiências fora da escola, corpo docente qualificado, na importância da cidadania e na ideia de que, ao mesmo tempo que o aluno deva ser desafiado, ele deve ser devidamente apoiado. A instituição aposta também em diferentes formas de avaliação que buscam constatar o sucesso e o domínio de conhecimentos pelos estudantes, bem como o envolvimento deles em grupo e a capacidade que têm de se engajarem com o conhecimento.
O ciclo de estudos na escola é de dez semanas, intercaladas por três de recesso. O período letivo corresponde ao da execução de um projeto, cuja temática se relaciona com sustentabilidade e energia, devendo sempre ter relevância para a sociedade. Para a realização, são formados grupos de quatro estudantes, que assumem diferentes papeis no decorrer do processo.
Por meio da transdisciplinariedade, a escola espera que os estudantes dominem as habilidades de leitura, escrita, apresentação, observação, escuta e fala. Além de trabalho em grupo, invenção, investigação e design. Em diálogo com a equipe e parceiros, a estrutura de estudo para os projetos é pensada para responder às exigências curriculares do estado.
A avaliação para atestar que os estudantes obtiveram as habilidades e conhecimentos necessários são diversificadas. Para os dois anos iniciais, a escola abriu mão do tradicional sistema de notas que vai do A ao F e optou por um sistema de maestria, que avalia o domínio do conteúdo. Para atingir a maestria, o aluno deve atingir ao menos 90% de sucesso nas tarefas de referência.
“Ao exigir que todos os alunos atinjam esse padrão, a escola também diz acredita que cada um é capaz de atingi-lo e isso obriga a escola a fornecer ferramentas e apoio para que eles tenham sucesso”, explica o site da instituição. Este apoio significa um constante feedback dos educadores aos alunos sobre seus pontos fracos, transparência em relação às expectativas e a possibilidade de diferentes maneiras pelas quais os jovens podem demonstrar a competência, para além da resposta a testes padronizados. A escola prevê também que haja uma tutoria que pode ser realizada por professores ou por voluntários das instituições parceiras.
Ao longo dos quatro anos do ensino médio, a MC² High School proporciona vivências e aprendizados fora do ambiente escolar. A cada série as oportunidades são diversas: atividades no centro de pesquisa da Nasa (a agência espacial estadunidense); experiências e tutoria na GE, com participação nas atividades da empresa; e estágios, que devem dialogar com o currículo do estudantes e ter supervisão da empresa e acompanhamento dos docentes da escola.
Todos os estudantes, independentemente do ano, possuem a oportunidade de frequentar aulas de nível universitário nas faculdades parceiras. O único requisito é que estejam academicamente aptos e demonstrem interesse pelo tema.
Com essas experiências, a escola espera que os alunos vejam a importância dos conteúdos da sala de aula e também busca preparar os jovens para suas futuras carreiras. “Pesquisas apontam os potenciais benefícios de experiências do mundo real no aumento do engajamento do estudante e no apoio para fazer a escola mais relevante para a vida dos alunos”, aponta a instituição.
Como consequência deste trabalho, a MC² High School tem se destacado entre as escolas da cidade. Dados do site Edutopia revelam que 95% dos estudantes que ingressam na escola finalizam seus estudos, enquanto no município a média é de 60%.
Escolas de ciências ² As chamadas “STEM (Science, Technology, Engineering, Mathematics) High School” dos Estados Unidos são escolas que o currículo é focado em ciência, tecnologia e matemática.