publicado dia 12/07/2016

Após críticas, MEC recua e exonera defensor do Escola Sem Partido

por

Nem 24 horas. Esse foi o tempo que durou a nomeação do pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) – e defensor do Escola sem Partido – Adolfo Sachsida, como assessor especial do Ministério da Educação (MEC). A nomeação foi publicada ontem (11/7) e a exoneração hoje (12/7) no Diário Oficial da União (DOU).

Saiba + Mendonça Filho nomeia defensor do Escola sem Partido como assessor especial do MEC

Como mostrou ontem (11/07) a reportagem o Centro de Referências em Educação Integral, Sachsida mantêm um blog no qual defende o movimento Escola sem Partido, além de declarar apoio ao deputado federal Jair Bolsonaro (PSC/RJ). Também combatia o que definia como “ideologia de gênero nas escolas” e era crítico, entre outras coisas, à decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que definiu que a palavra da vítima vale como prova em casos de estupro e assédio sexual.

adolfo_escola_sem_partido_certo

escola_sem_partido_adolfo_video

Oficialmente, a nova gestão do MEC não se posicionou sobre o movimento Escola sem Partido, mas essa não é a primeira vez na gestão de Mendonça Filho que pessoas que apoiam o movimento tem espaço dentro da pasta. Em maio, poucos dias depois de tomar posse, o novo ministro do governo interno recebeu em seu gabinete o ator Alexandre Frota e o líder do Revoltados OnLine, Marcelo Reis.

Em vídeo gravado depois do encontro, eles afirmam que entre as propostas que levaram ao ministro estavam as do Escola sem Partido.

Saiba + Após repercussão negativa, MEC defende encontro de Frota com Mendonça Filho.

O movimento Escola sem Partido nasceu em 2004 a partir da iniciativa do procurador de São Paulo, Miguel Nagib, e especialistas afirmam que propostas não tem sustentação pedagógica e caso aprovadas representarão uma forma de censura do trabalho docente. Figuras como Renato Janine RibeiroJosé Arthur GianottiLeandro Karnal e diversos educadores rebateram as propostas do movimento.

Saiba + A falácia do Escola sem Partido
Escola sem Partido e a desconstrução da educação plural

Especialistas desconstroem os 5 principais argumentos do Escola sem Partido

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.