Projetos de vida e comunitários no EJA em escola do Campo Limpo

Publicado dia 26/08/2013

Iniciativa: Metodologia de Projeto como disciplina curricular

Pública ou privada: Pública

Descrição: A disciplina de “Metodologia de Projeto” passou a fazer parte do projeto pedagógico do CIEJA Campo Limpo em 2004, com o objetivo de mostrar aos estudantes alguns passos da produção de um projeto, e, assim, dar suporte para que eles pudessem construir seus próprios projetos, tanto os profissionais, quanto aqueles destinados à vida pessoal. Além disso, a ação tem por intuito avaliar quais são os problemas e necessidades da comunidade do entorno da escola, visando soluções.

A atividade acontece todas as segundas-feiras, em todos os turnos, por meio de levantamento das questões da comunidade que podem nortear o projeto. Após esse mapeamento, essas informações chegam até aos alunos, que desenvolvem um projeto para a transformação local. Após seis meses de desenvolvimento, o projeto é apresentado à comunidade, o que pode interferir na transformação do bairro.

A motivação para a criação da disciplina se deu por que a maioria dos estudantes do CIEJA Campo Limpo trabalha ou, em meio aos estudos, alguns deles foram contratados. Após algum tempo no trabalho, muitos deles chegavam à escola dizendo aos professores que queriam saber como se faz um “projeto”. Os alunos diziam que as empresas que os havia contratado exigiam a produção de projetos para o ofício que iriam exercer.

Durante as atividades, os alunos são convidados a procurar parceiros das organizações sociais para auxiliar na realização dos projetos, seja na busca do problema a ser resolvido, seja no planejamento ou na finalização do produto. Cada grupo escolhe seu projeto depois de discussões coletivas e em seguida, os estudantes são orientados a desenvolver suas ideias em etapas (objetivo, justificativa cronograma, recursos, pesquisas, registro e produto), sempre compartilhadas e ajustadas em um processo de acompanhamento pedagógico constante. A matéria faz parte da grade curricular e está integrada às demais atividades disciplinares, envolvendo os professores e educadores de diferentes áreas e campos do conhecimento na composição e organização da proposta dos alunos. Os projetos tem duração de seis meses.

Início e duração: Desde 2004.

Local: CIEJA Campo Limpo

Responsáveis: coordenadores, educadores e educandos.

Envolvidos e parceiros: comunidade, organizações sociais, corpo empresarial, e órgãos públicos.

Principais Resultados: A escola percebeu que os estudantes podem, por meio de seus próprios conhecimentos, transformar a comunidade. Já foram realizados projetos sobre melhor utilização no transporte, sobre preconceito racial e discriminação, violência doméstica, limpeza e colocação de lixeiras coletivas nas vielas, campanhas contra o tabagismo, castração de animais,  entre outros. Um dos grupos, por exemplo, realizou parceria com a estação de metrô próxima à escola em um projeto de conscientização sobre a utilização do espaço, discutindo limpeza e respeito ao patrimônio público.

Contatos

http://ciejacl.blogspot.com.br/

Telefone: 5816.3701 / 5816.2907.