Ginásio Experimental Carioca contempla as características da juventude atual

Publicado dia 26/08/2013

Iniciativa: Ginásio Experimental Carioca
Pública ou Privada: Pública
Descrição: O Programa Ginásio Experimental surgiu em 2011, quando a Secretaria

Alunos do GEC do Samba

Alunos do GEC do Samba

Municipal de Educação (SME) do Rio de Janeiro, ao perceber que a transição para a adolescência afetava diretamente a vida dos estudantes e fazia eles perderem o interesse nos estudos, resolveu transformar as práticas educativas dos jovens do 7º ao 9º ano do ensino fundamental. Um dos principais objetivos do programa é formar jovens autônomos, conscientes de seu papel na sociedade e ajudá-los a traçar projetos de vida.

O Programa foi desenvolvido pela SME em parceria com o Instituto Trevo e o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) e, na primeira etapa de implantação, dez escolas municipais foram escolhidas para virarem Ginásios Experimentais Cariocas (GECs).

A proposta de educação integral dos GECs prevê que os alunos estejam nas escolas das 8h às 16h; o currículo tem mais ênfase em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Inglês, além de atividades que ajudam o aluno a construir um projeto de vida e a envolver-se em ações de protagonismo juvenil.

Além destas, os estudantes podem escolher entre matérias eletivas temáticas, que podem ser propostas à escola tanto pelos professores, quanto pelos próprios estudantes. Nela aprofundam-se temas da sala de aula e outros de interesse da juventude ou relacionados à região em que os ginásios estão inseridos.

A relação governamental é direta, na medida que o programa é um projeto do governo municipal e utiliza seus recursos para se manter e expandir. Hoje, 25 GECs compõe a rede municipal de ensino. Uma de suas principais estratégias de mobilização atuais é o Projeto Ressonância, no qual um grupo de professores dos GECs compila todas as práticas de aprendizagem exitosas e, em reuniões mensais com professores de escolas municipais da região, têm a oportunidade de apresentá-las para que possam ser replicadas.

Início e duração: O Programa Ginásio Experimental teve início em 2011 e permanece em atividade até hoje.
Local: Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Responsáveis: Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro
Envolvidos e parceiros: Instituto TREVO e Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE)
Financiamento: Recursos do governo municipal
Principais Resultados: Além de melhoras nas notas dos alunos e diminuição da evasão escolar, o Ginásio Experimental Carioca foi um dos motivos que fez com que a nota no Ideb referente à cidade do Rio de Janeiro subisse 22% de 2009 para 2011 (de 3,6 para 4,4), deixando a capital fluminense entre as cinco melhores do país.

Materiais e Publicações:

Acesse a repotragem do Portal Aprendiz sobre o projeto, clicando em Ginásio Experimental Carioca incentiva jovens a ter projeto de vida.
Contatos
Heloísa Mesquita – Coordenadora dos GECs
heloisam@gmail.com
Blog: http://gecriodejeneiro.blogspot.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/gecanisioteixeira?ref=ts&fref=ts