Visualizar em Lista
Visualizar em Grade

O Centro de Referências em Educação Integral (CR) desenvolve um programa de apoio técnico a redes municipais de ensino que estão implementando ou ampliando suas políticas de Educação Integral em Tempo Integral, em alinhamento com o Programa Escola em Tempo Integral, instituído pela Lei nº 14.640/2023 e regulamentado pelas Portarias nº 1.495/2023 e nº 2.036/2023.

A iniciativa parte do princípio de que o planejamento e a execução de políticas educacionais contextualizadas, que considerem as realidades locais, são fundamentais para promover equidade e qualidade nas oportunidades de aprendizagem.

Em 2025, o CR iniciou um novo ciclo de apoio técnico, com destaque para as parcerias estabelecidas com as redes municipais de Almirante Tamandaré (PR), Paulínia (SP) e Marabá (PA) . Por meio de encontros formativos, assessorias e trocas com equipes técnicas e docentes, o programa busca fortalecer as capacidades locais de planejamento e gestão da Educação Integral, contribuindo para o pleno desenvolvimento dos estudantes.

Desenvolvida em parceria com a Imaginable Futures, a pesquisa-ação visa elaborar referências metodológicas para a transformação sistêmica de redes, escolas e territórios educativos a partir do mapeamento de experiências educacionais durante e pós-pandemia.

O projeto Educação Integral Antirracista no Maranhão tem como objetivo apoiar crianças e adolescentes amazônidas para que concluam jornadas educacionais significativas e qualificadas, por meio de uma educação integral orientada pela equidade. A iniciativa busca fortalecer o senso de pertencimento, identidade, consciência socioambiental, engajamento comunitário e cultural dos estudantes, como fundamentos para o bem-estar, a aprendizagem e a prosperidade ao longo da vida.

A atuação abrange 30 redes de ensino e cerca de 300 escolas de Ensino Fundamental, contribuindo para que, até 2027, secretarias municipais, escolas e salas de aula estejam mais preparadas para planejar e implementar políticas e práticas educacionais alinhadas às diretrizes da educação integral antirracista, contextualizadas à realidade amazônica e orientadas pela equidade. Até 2028, o projeto também fortalece a colaboração entre organizações da sociedade civil, financiadores e o setor educacional, qualificando processos de avaliação de impacto como base para o aprimoramento e a sustentabilidade de iniciativas educacionais comprometidas com o direito à educação.

O Centro de Referências em Educação Integral promove anualmente o Seminário Educação Integral em Debate, um espaço de reflexão, diálogo e construção coletiva sobre os desafios e as perspectivas da educação brasileira. O evento reúne especialistas, educadoras e educadores de todo o país com o objetivo de fortalecer a Educação Integral como pauta prioritária para a garantia da aprendizagem e do desenvolvimento pleno de crianças e adolescentes. A iniciativa busca sensibilizar profissionais da educação, gestores públicos e demais agentes sociais sobre a importância de pensar a escola em sua relação com o território, com os direitos e com a vida.

O projeto “O legado do NÓS e uma proposta de Educação Integral e Antirracista no Ensino Fundamental” tem como objetivo apoiar a implementação da política de Educação Integral em redes municipais de 33 municípios que contemplam territórios de comunidades tradicionais nos estados do Amapá, Amazonas e Maranhão.

A Formação Continuada do Programa Escola em Tempo Integral – Região Sul – 2025 integra o conjunto de ações estratégicas do Programa Escola em Tempo Integral, coordenado pelo Ministério da Educação (MEC) e instituído pela Lei nº 14.640/2023.

Entre maio e setembro de 2025, o Centro de Referências realizou, em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), realizou cinco módulos na modalidade Educação a Distância (EAD). A proposta formativa estimula a articulação entre universidades, coordenações locais e entidades parceiras, contribuindo para a produção de materiais didáticos e bibliográficos e para o acompanhamento das ações do Programa nos territórios.

O Centro de Referências em Educação Integral (CR) participa do Fórum de Educação Integral para uma Cidade Educadora (FEICE) desde sua fundação, entre outubro e dezembro de 2016, atuando de forma contínua no apoio à consolidação da política de Educação Integral no município de São Paulo.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.