O conceito refere-se à ampliação do processo de ensino-aprendizagem por meio das experiências práticas. Também chamada de educação “mão na massa” ou maker, a experimentação envolve pesquisa-ação, invenções, criação de protótipos, resolução de desafios, entre outros aspectos que colocam os alunos para idealizar e erguer projetos com suas próprias mãos.
Ao trazer esses princípios para a sala de aula, a abordagem visa um maior protagonismo dos estudantes na construção do seu conhecimento, conferindo sentido à sua aprendizagem.
Além disso, a experimentação estimula o pensamento crítico e criativo e uma postura mais ativa e independente nos alunos diante das grandes questões da sociedade, preparando-os para intervir positivamente no mundo.
Estão inseridos no contexto da experimentação os fab labs (do inglês fabrication laboratory), pequenas oficinas ou conjunto de equipamentos que ofertam processos colaborativos de criação, compartilhamento do conhecimento e uso de ferramentas de fabricação digital.
Entre as máquinas disponibilizadas, estão impressoras 3D, cortadora à laser, cortadora de vinil, CNC de precisão de pequeno porte e CNC de grande porte.
Experimentação e Educação Integral
Ao aliar criação e colaboração, a abordagem educacional da experimentação intensifica a troca de informações e conhecimento, bem como a formação cidadã e o desenvolvimento integral do aluno, reforçando a necessidade de analisar, refletir e transformar a sociedade.
Referências