O educomunicador, segundo definição de uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP, de 1997 a 1998, é o profissional que demonstra capacidade para elaborar diagnósticos e de coordenar projetos no campo integrado entre Educação e Comunicação.
O educomunicador é aquele que facilita a ação de outras pessoas, a partir da mediação de processos construtivos, em que o que prevalece é o conhecimento e interesses de cada indivíduo, sendo este um produtor de conhecimento.
Atividades
Entre suas atividades, pode-se considerar a implementação de programas de “educação para a comunicação” e educomunicação, favorecendo ações que permitam o diálogo entre os campos do conhecimento e o assessoramento a educadores no uso adequado dos recursos da comunicação como instrumentos de expressão da cidadania.
Saiba mais:
O perfil do educomunicador, texto do pesquisador Ismar de Oliveira Soares para o Núcleo de Comunicação e Educação da USP.
Educomunicador é preciso, texto da pesquisadora Maria Cristina Castilho da Costa para o Núcleo de Comunicação e Educação da USP.