A educomunicação é um conceito que propõe a democratização do conhecimento a partir de uma lógica aberta, dialógica e criativa em que não prevalecem hierarquias, ou seja, todas as pessoas envolvidas no fluxo da informação são produtoras de cultura, independentemente de sua função operacional no ambiente escolar.
Leia também: Educomunicador
Para isso, a educomunicação contempla entre suas ações a observação dos meios de comunicação de forma a estabelecer um diálogo destes com as práticas educativas e contribuir para uma leitura analítica e crítica das linguagens e mensagens que por eles circulam; também propõe criar ou repensar as relações de comunicação na escola, entre direção, professores e alunos, bem como da escola para com a comunidade, objetivando a manutenção de ambientes abertos e democráticos; melhorar o coeficiente expressivo e comunicativo das ações educativas.
Para que esses direcionamentos sejam alcançados, a educomunicação ainda prevê o planejamento do conjunto de ações nas escolas, no contexto do plano pedagógico, em detrimento às ações isoladas; manutenção de um planejamento participativo que envolva todas as pessoas – desde os agentes aos beneficiários das ações; a utilização da comunicação para socializar e criar consensos; a promoção da auto-estima e da capacidade de expressão das pessoas, como indivíduos e grupos.