Professor de Sociologia da Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP), Elie Ghanem é pós-doutor pela Universidade de Londres e doutor e mestre em educação pela Universidade de São Paulo (USP). Possui diversas pesquisas na área, com destaque para inovação educacional, políticas públicas, educação indígena e educação como desenvolvimento local.
Na USP, é articulador do projeto “Itaim-Curuçá: Educação Como Desenvolvimento Local”, iniciado em 2007 a partir de uma aliança entre a universidade, órgãos públicos e entidades da sociedade civil, que tem como objetivo viabilizar o desenvolvimento local a partir da educação.
Publicações referentes ao especialista no Centro de Referências em Educação Integral:
Livro aborda experiências de educação integral na cidade de São Paulo
2º Seminário de Educação como Desenvolvimento Local apresenta propostas à sociedade
Projeto complementar de lei pode instituir estágio probatório e avaliação aos diretores
Publicações referentes ao especialista no Portal Aprendiz
Em São Paulo, seminário propõe soluções para a zona leste
Em Ubatuba, educação contribui para o regaste de culturas tradicionais
Mobilização da zona leste de São Paulo aposta na educação para resolver problemas locais