Metodologias > Personalização

Personalização

O processo educativo se dá a partir de práticas que enxergam o desenvolvimento dos estudantes de forma individualizada

Compartilhe a prática:

Plantão Pedagógico

X

A personalização do processo de ensino-aprendizagem, que considera práticas que enxergam o desenvolvimento dos estudantes de forma individualizada, parte da premissa de que pessoas diferentes aprendem de forma e em ritmos também distintos. E essa diversidade precisa ser contemplada pela comunidade e pelo cotidiano escolar.

Sob essa abordagem pedagógica, cada aluno é visto a partir da unicidade de seus interesses, potências, tempos, desafios e limitações. A personalização do ensino decorre de ações pedagógicas que levam em consideração cada aluno e, para isso, é fundamental que estudantes e professores dialoguem a fim de construir cooperativamente planos individuais de aprendizado.

Para a construção de processos de personalização de ensino, é essencial que a escola leve em conta a importância de se conhecer a fundo cada aluno, de criar estratégias que permitam ao próprio jovem descobrir quais as metodologias mais eficazes em seu processo de aprendizagem.  A prática também garante que os conteúdos estudados façam mais sentido na vida do aluno e melhorem seu senso de participação e responsabilidade dentro do coletivo.

Saiba mais no especial Personalização, do Porvir.

1 / 1

Compartilhe a prática:

Plantão Pedagógico

X

Práticas relacionadas

Filtrar por:
  • Prática Avião de Papel

  • Prática Balão

  • Prática Foguete

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.