Ensino e Aprendizagem > CARTÃO-ESPELHO

CARTÃO-ESPELHO

Estudantes são convidados a elaborar perguntas e respostas de provas e desenvolvem habilidades críticas e reflexivas.

Compartilhe a prática:

Plantão Pedagógico

X

Prática elaborada por André Oliveira, do NAVE Recife

PLANO DE VOO

Na ocasião de exposições de trabalhos em sala, duas questões comumente afetam os professores: como fazer com que a turma preste atenção nas apresentações dos colegas e como garantir que o texto apresentado pelo grupo não seja só uma “decoreba”. Uma maneira de estimular esse engajamento e concentração é fazer com que, após o seminário, os grupos formulem e respondam questões de múltipla escolha sobre o que foi exposto.

Dessa forma, os alunos prestam mais atenção e desenvolvem habilidades críticas e reflexivas necessárias para julgar a adequação das questões ao contexto e selecionar dentre várias informações o que é crucial para a aprendizagem. Em outras palavras, os estudantes são convidados a pensar sobre as respostas e a compreender as componentes de determinada discussão.

 “A ideia para a prática surgiu da minha experiência enquanto professor. Na tarefa de elaborar as perguntas para as provas, percebi o quanto eu precisava passar e repassar o conteúdo. Daí a proposta de colocar os alunos para formular suas questões, colocando-os também nesse processo de reflexão”, diz André Oliveira, professor idealizador.

Foto: Carlos Fernando Guanabaratejo
Foto: Carlos Fernando Guanabaratejo
1 / 2

Pilotando

Formulando as questões

Uma vez apresentados os trabalhos, cada grupo elabora de seis a oito perguntas com base nas informações expostas durante o seminário, com cinco alternativas de resposta cada, sendo apenas uma delas correta. Os alunos, então, entregam as questões para o professor em fichas individuais com o nome de cada equipe. Garanta que a execução das perguntas seja uma surpresa para os alunos; do contrário, eles podem trocar as respostas entre si, comprometendo a proposta da atividade.

Selecione as melhores

Escolha as melhores perguntas de cada grupo para elaborar a prova. Leve em consideração quão bem a questão foi redigida, a clareza e a adequação das alternativas de resposta, se elas foram todas pensadas com atenção.

Aplique a prova

Os estudantes respondem individualmente, deixando em branco as perguntas que eles mesmos criaram.

Avalie

Conta como nota não só a apresentação do trabalho e a resolução da prova, mas também quão bem elaboradas foram as questões do grupo.

Equipagem

Compartilhe: