Ensino e Aprendizagem > REDAÇÃO EM VIAS DE PITCH

REDAÇÃO EM VIAS DE PITCH

O exercício da comunicação oral e escrita por meio da apresentação de pitches.

Compartilhe a prática:

Plantão Pedagógico

X

Prática elaborada por Patrícia Roberta da Silva Neves de Oliveira, do NAVE Recife

PLANO DE VOO

Para além do domínio da coerência e coesão textual, uma boa redação exige conhecimento das questões do mundo. Nesta perspectiva, essa prática vale-se da técnica das rodadas de pitches (apresentações-relâmpago, neste caso, com 10 minutos de duração) como estratégia para estimular os alunos a pesquisarem e trabalharem diferentes assuntos que, posteriormente, devem ser traduzidos em textos dissertativos-argumentativos.

Desta forma, alia-se o desenvolvimento oral e escrito dos estudantes em uma atividade dinâmica que trabalha a força argumentativa, o foco na progressão textual e o tratamento dos temas de forma mais aprofundada.

“Além de integrar a expressão oral com a textual, a prática envolve um trabalho coletivo e, posteriormente, um individual. Isso fez a força argumentativa dos alunos crescer muito. Os temas para as apresentações são vários, mas é importante que conversem com aquilo que está em pauta na sociedade. Violência urbana e novos recursos energéticos são alguns exemplos”, diz Patrícia Roberta da Silva Neves de Oliveira, professora idealizadora.

Foto: Carlos Fernando Guanabaratejo
Foto: Carlos Fernando Guanabaratejo
1 / 2

Pilotando

Apresentação da prática

O educador deve passar as orientações da atividade e como funcionará o desenvolvimento das etapas. Assim, deve explicar que primeiro haverá uma apresentação em pitch sobre diversos assuntos e, em um segundo momento, a produção de uma redação em cima de um dos temas, que só será revelado no próprio dia. O objetivo dessa estratégia é fazer com que o aluno preste atenção não só no tema que lhe foi dado, mas em todas as exposições que forem feitas.

Divisão dos grupos e temas

A sala é dividida em grupos, cada qual fica com um tema diferente a ser trabalhado na apresentação em formato de pitch.

Pesquisa

Os alunos realizam a pesquisa sobre sua temática de apresentação. Nesse momento, o papel do professor é orientar.

Apresentação dos slides

Cada grupo tem 10 minutos para realizar sua apresentação em pitch. A curta duração da exposição estimula a capacidade de sintetização bem como de hierarquização de conteúdos. Um aluno pode ficar responsável por levantar o papel mostrando quanto tempo ainda resta de exposição para o grupo. Após a apresentação, é feita uma discussão sobre o que foi levantado, esclarecendo dúvidas e aprofundando pontos. Quando um grupo conclui sua apresentação, outro já pode começar a sua.

Redação com tema surpresa

Após as apresentações, o educador escolhe um tema abordado para pautar a redação de toda a classe. Logo, se a primeira etapa da prática tem um caráter coletivo, a segunda foca no individual.

Avaliação

Focar na pesquisa, postura e eloquência na apresentação do pitch, além da qualidade textual e coerência temática da redação.

Equipagem

Compartilhe: