Ensino e Aprendizagem > ALUNO PROFESSOR

ALUNO PROFESSOR

Alunos são estimulados a compartilhar o conhecimento com os colegas e professores.

Compartilhe a prática:

Plantão Pedagógico

X

Prática elaborada por Antoanne Pontes, do NAVE Rio

PLANO DE VOO

Ensinar é também uma maneira de aprender. Por isso, alunos que demonstram domínio de um conceito, técnica ou prática e queiram ensinar outros devem ser estimulados. Alguns pontos favorecem esse processo de ensino-aprendizagem, como o fato da relação ser mais horizontal e a linguagem, mais próxima.Além disso, quando um aluno ensina o outro ele se vale das estratégias que utilizou para compreender aquele assunto. Logo, as chances do colega conseguir entender determinado conteúdo a partir destas associações são maiores. A prática pode ser desenvolvida mesmo com estudantes de diferentes escolas e anos e, preferencialmente, de maneira interdisciplinar.

“É de aluno para aluno, então eles têm a mesma linguagem, se entendem melhor e aprendem com mais facilidade”. Antoanne Pontes, professor idealizador.

1 / 1

Pilotando

Ensine a ensinar

Crie um grupo temático com os jovens para estudar a parte teórica do assunto que será ensinado por eles aos colegas. Realize uma oficina prática e prepare os estudantes para agirem como educadores, mostrando quais são os pontos-chave que precisam ser explicados ou demonstrados.

Organize

Decida com os alunos quem convidar para participar da oficina que eles vão ministrar. Os alunos podem ser pessoas da própria comunidade, estudantes de outros anos e até mesmo, outras escolas. Este também pode ser o momento para propor parcerias com instituições em troca de materiais que os alunos precisem.

Realize

Enquanto os estudantes estão engajados ensinando outros alunos, o professor tem a função observar. Ele só deve intervir em último caso para não atrapalhar ou inibir a dinâmica da aprendizagem .

Equipagem

Compartilhe:

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.