publicado dia 01/10/2025

Seminário Educação Integral em Debate 2025: Confira a programação

De 07/10/2025 até 08/10/2025

🗒 Resumo: Venha dialogar com especialistas, educadores e estudantes sobre o novo Plano Nacional de Educação (PNE), integração curricular e comunitária no tempo integral, Territórios Educativos e as condições para a efetivação da Educação Integral no Seminário Educação Integral em Debate 2025.

Nos dias 07 e 08 de outubro, as organizações que compõem a governança do Centro de Referências em Educação Integral realizam a 4ª edição do Seminário Educação Integral em Debate.

Os temas centrais do evento, que reúne especialistas, educadores e estudantes, são as perspectivas e os desafios para a Educação Integral na próxima década, diante do novo Plano Nacional de Educação (PNE).

Além do novo PNE, a programação também vai compartilhar experiências concretas de escolas públicas e redes de ensino com Educação Integral. Relatos inspiradores de escolas de Educação Integral em Tempo Integral e escolas que, mesmo sem a jornada ampliada, desenvolvem práticas integradoras, intersetoriais e centradas nos sujeitos também ocuparão as mesas de discussão. O papel das redes para a efetivação da Educação Integral também integra os debates.

O evento acontece das 9h às 12 (horário de Brasília), com transmissão on-line pelo canal do Centro de Referências em Educação Integral no YouTube. Não é necessário realizar inscrição e o link para obtenção do certificado será compartilhado durante a transmissão ao vivo.

Programação

Confira a programação completa do Seminário Educação Integral em Debate e acompanhe o evento gratuitamente pelo YouTube nos dias 07 e 08 de outubro. 

Mesa de Abertura: 07/10, das 09h às 10h30 

Tema: Educação Integral: desafios para a próxima década 

Participantes

Kátia Helena Serafina Cruz Schweickardt | Secretária Nacional de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC). É doutora em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2001). Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1990) e em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amazonas (1997). Atuou até 2010 no INCRA/AM. Exerceu em 2012 o cargo de Coordenadora Geral do Centro Estadual de Unidades de Conservação do Estado do Amazonas, atuou de 2013 a 2015 como Secretária Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Manaus (AM) . Atualmente, é Professora Associada III do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Amazonas e Secretária Municipal de Educação de Manaus (AM). Foi Visiting Scholar no Teachers College de Columbia University, NYC, entre 2019-2020. Tem experiência em gestão pública nas áreas de Educação, Meio Ambiente, elaboração e implementação de projetos socioambientais ligados à reforma agrária e Unidades de Conservação na Amazônia e com pesquisas em Educação, Questões Ambientais, Questões Agrárias e Questões de Gênero na Amazônia. Agraciada com o Prêmio Espírito Público 2020, Destaque na Categoria Educação, por sua trajetória como Gestora da Educação Municipal de Manaus. 

Sonia Dias | Doutora em Educação pela USP, é Gerente de Desenvolvimento e Soluções da Fundação Itaú Social. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, organizações não-governamentais, política e gestão educacional, formação de professores e gestores educacionais.

Elsio José Corá | Pós-doutor em Filosofia pela Universidade do Porto (Portugal) e doutorado pela PUC/RS, com período de estudos na Università degli Studi di Napoli Federico II (Itália). Possui mestrado e graduação em Filosofia pela UFSM. Atualmente, é docente do Curso de Graduação em Filosofia e do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado) em Filosofia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Entre 2015 e 2016, atuou como Coordenador Geral do Ensino Fundamental no Ministério da Educação (MEC), foi Diretor de Políticas de Graduação da UFFS de 2011 a 2015 e Pró-reitor de Graduação de 2023 a 2025. Lidera o Grupo de Pesquisa Filosofia e Temas Contemporâneos (UFFS). Atua nas áreas de Hermenêutica, Ética, Formação de Professores, Educação Integral, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Novo PAR, refletindo o compromisso com a reflexão crítica e a promoção de práticas educativas e de gestão inovadoras.

Melvino Fontes Olímpio | Atua como liderança indígena, professor e coordenador do Departamento de Educação e Patrimônio Cultural do Rio Negro (DEPAC) da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN). É bacharel e licenciado em Química pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Mestrando em Educação Escolar Indígena pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Com nome indígena DZAWIMAKA, pertence ao povo Baniwa, filho de pais indígenas, natural da comunidade indígena Assunção do Içana no município de São Gabriel da Cachoeira (AM), fala e escreve a língua Nheengatu e entende Baniwa, língua considerada materna para o povo Baniwa após a chegada dos primeiros missionários salesianos na região do baixo rio Içana.

Thales Vieira | É graduado em Ciências Sociais pela PUC-Rio, mestre em Antropologia e doutorando em Ciências Sociais pela PUC-Rio. Atuou no Instituto Pereira Passos (IPP-RJ) na coordenação de políticas públicas para territórios de favela em âmbito municipal e na Secretaria de Estado, Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH-RJ), tendo sido consultor da Un-Habitat e do BID. Foi analista de projetos do Instituto Unibanco e gestor de portfólios em equidade racial no Instituto Ibirapitanga. Atualmente é diretor de estratégias do Observatório da Branquitude.

Karla Jannys | É graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), com especializações em Tecnologia da Informação para Educadores (UFRGS) e em Planejamento Ambiental (UEMA). Possui mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional, com foco em Regime de Colaboração Intermunicipal em Educação. Atua como Dirigente Municipal de Educação em Açailândia (MA), além de ser Professora de Biologia na Rede Estadual desde 2006. É coordenadora administrativa do ADERA e membra da Rede de Líderes da Fundação Lemann. A partir do segundo semestre de 2023, assume a presidência da Undime-MA.

Raiana Ribeiro | Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), construiu sua trajetória em organizações da sociedade civil, redes e iniciativas voltadas à garantia dos direitos de crianças, adolescentes e jovens. Atualmente, integra a Direção Colegiada da Cidade Escola Aprendiz, onde coordena os programas Centro de Referências em Educação Integral, Educação e Território e Proteção Integral — iniciativas de abrangência nacional que articulam de forma sistêmica Educação, Território e Direitos Humanos, com foco na incidência em políticas públicas e na promoção da equidade.

Mediação: 

Fernando Mendes | Formado em Relações Internacionais e graduando em Pedagogia. Atou por 12 anos na construção e implementação de políticas públicas educacionais em Secretarias Municipais de Educação na região metropolitana do Estado de São Paulo. Desde 2013 atua no terceiro setor na formação de equipes técnicas de Secretarias Municipais de Educação. Atualmente é gestor do Centro de Referências em Educação Integral e formador.

Mesa 2: 07/10, das 10h45 às 12h 

Tema: Integração curricular e comunitária na Educação Integral em Tempo Integral 

Participantes

Rosa Reis | Educadora popular, dirigente estadual do setor de educação do Movimento Sem Terra (MST) e gestora da EMEF Carlos Marighella em Marabá (PA). É pedagoga, licenciada em Educação do Campo e Especialista em Currículo e Educação do Campo pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). 

Izis Marina Lins | Estudante da rede municipal de Almirante Tamandaré (PR), matriculada no 4º ano. 

Yasmin de Fátima Florencio Coimbra | Estudante da rede municipal de Almirante Tamandaré (PR), matriculada no 5º ano. 

Mediação:

Tereza Perez | Diretora-presidente da Roda Educativa (antiga Comunidade Educativa CEDAC), lidera diversas iniciativas voltadas para a melhoria das condições de ensino e de aprendizagem nas redes públicas brasileiras. Nesses 25 anos de atuação da Roda Educativa, esteve à frente de projetos e programas de formação continuada que envolveram aproximadamente milhares de educadores em mais de 900 municípios.

Mesa 3: 08/10, das 09h às 10h30 

Tema:  Educação Integral para além do tempo: a força dos Territórios Educativos

Participantes

Janete Maciel | Formada em Licenciatura Plena em Pedagogia, especialista em Supervisão Escolar e Informática. Trabalha há 23 anos na Educação, no Ensino Fundamental de 1° ao 9° ano. Está na gestão de Escola em Tempo Integral há 7 meses, no qual, abrange uma clientela de 400 alunos. A escola trabalha com um projeto macro: “A escola como espaço de transformação: construindo identidade, cultura e futuro”. Os projetos integradores que movimentam a escola dão voz e vez aos alunos e demais integrantes, como os projetos de : Libras, Língua Materna: Sateré, dança, música, capoeira, boxe, coral em língua Sateré e Português, Literatura Infanto-Juvenil e aprofundamento Esportivo.

Márcio Carvalhal | É Afroameríndio, Consultor e Gestor de Projetos de Educação, Cultura e Meio Ambiente, Designer em Sustentabilidade – GayaEducacion (UFMG), Educador Popular – Instituto Paulo Freire pelo curso Mestres do Amanhã – Fazedores do Futuro (2020). Mestre em Gerenciamento de Projetos pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (CE) (2014) e também Bacharel em Administração pela Universidade de Brasília (UnB -2012) e Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ – 2003). Atualmente faz parte da Diretoria Executiva da Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários (ABREMC). É membro do Comitê Gestor do Fórum Popular de Cultura de Lumiar e Biorregião, e também conselheiro de cultura de Nova Friburgo na cadeira Fóruns Regionais.

Pedro Verde | Diretor da Estação Conhecimento de Arari desde 2018. Formado em História pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e especialista em gestão de empresas e gerenciamento de projetos, possui ampla experiência na administração de projetos sociais voltados à Educação, Garantia de Direitos e Desenvolvimento Regional. Sua atuação está focada no fortalecimento de vínculos comunitários, no diálogo com o território e na promoção de oportunidades educacionais para crianças, adolescentes e jovens.

Mediação:

Helena Singer | Líder da Estratégia de Juventude América Latina na Ashoka. É doutora em Sociologia pela USP, com pós-doutorado em Educação pela Unicamp. Como Assessora Especial no MEC, presidiu a iniciativa por Inovação e Criatividade na Educação Básica em 2015. Foi Diretora da Cidade Escola Aprendiz e chefe do Departamento de Ações Estratégicas e Inovação do Sesc Nacional.

Mesa 4: 08/10, das 10h45 às 12h 

Tema: Condições para a efetivação da Educação Integral: o papel das redes de Educação

Participantes

Ana Vitória | Com estudos na área de Linguagens e Pedagogia, é oriunda da rede pública de ensino e fruto da Educação pensada para a classe trabalhadora. Atualmente está lotada na rede municipal de ensino de Santa Inês (BA) enquanto Dirigente Municipal de Educação. Junto com a sua equipe, norteia as ações de Educação Integral pensando na formação humana e garantia das aprendizagens aos estudantes da rede municipal de ensino. Possui como foco de estudos e atuação a formação leitora do cidadão perante o princípio norteador de emancipação cidadã.

Nájila Lopes | Gestora Pública, Assistente Social formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Especialista em Gestão de Políticas Públicas e Qualidade Social do Ensino Médio pela Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ). É Coordenadora de Educação Integral da Bahia.

Mediação: 

Fernando Mendes | Formado em Relações Internacionais e graduando em Pedagogia. Atou por 12 anos na construção e implementação de políticas públicas educacionais em Secretarias Municipais de Educação na região metropolitana do Estado de São Paulo. Desde 2013 atua no terceiro setor na formação de equipes técnicas de Secretarias Municipais de Educação. Atualmente é gestor do Centro de Referências em Educação Integral e formador.

O quê

Seminário Educação Integral em Debate 2025

Quando

De 07/10/2025 às 09:00 até 08/10/2025 às 12:00

Onde

Canal no YouTube do Centro de Referências em Educação Integral

Vem aí: Educação Integral em Debate 2025

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.