publicado dia 10/11/2025
Diálogos sobre Educação Integral: live vai debater tempo integral e equidade na Educação Integral
18/11/2025
publicado dia 10/11/2025
18/11/2025
🗒 Resumo: A série de lives Diálogos sobre Educação Integral convida diretoras escolares para debater tempo integral e equidade. Com transmissão ao vivo pelo YouTube, o debate acontece nesta terça-feira, 18 de novembro, das 9h às 10h (horário de Brasília). Participe!
Para a Educação Integral, a equidade é a garantia de direitos e de oportunidades educacionais (acesso, permanência e aprendizagem) adequadas às especificidades e às particularidades como forma de alcançar a justiça social, como definem as Diretrizes de Educação Integral Antirracista.
Já o tempo integral é definido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) como o atendimento escolar de estudantes por no mínimo 7 horas diárias ou 35 horas semanais.
Como garantir que haja equidade em todos os processos educacionais e trabalho pedagógico nessa jornada estendida?
Leia mais
Esse é o tema da live Diálogos sobre Educação Integral, que acontece nesta teça-feira, 18 de novembro, das 9h às 10h (horário de Brasília), pelo canal no Youtube do Centro de Referências em Educação Integral (@cr.educacaointegral).
Com mediação da formadora do Centro de Referências em Educação Integral, Ana Paula de Pietri, as diretoras escolares Gisele Cristina Biondo Martins, da rede de Paulínia (SP), e Joyce Dias, da rede de São Paulo (SP), vão compartilhar suas práticas de promoção de equidade.
Participe mandando suas perguntas no chat!
Assista às edições anteriores da série Diálogos sobre Educação Integral
Gisele Cristina Biondo Martins é diretora da EMEI Rachel Balista Amatte, na Rede Municipal de Paulínia (SP), que atende a pré-escola em tempo integral. Foi docente até 2017 nos municípios de Sumaré e Paulínia, nos quais também atuava em turmas de Educação Infantil. É graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela UNESP de Rio Claro com pesquisa sobre o tema: Desafios e Perspectivas da educação integral em período integral na educação infantil de Paulínia/SP: a percepção da comunidade escolar.
Joyce Dias é diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental CEU Perus, na Prefeitura de São Paulo (SP). Foi professora de Língua Inglesa e na EJA – Cursos Noturnos do Colégio Santa Cruz. É escritora, palestrante e doutoranda em LAEL/PUC-SP, cuja pesquisa se debruça na gestão escolar com base em saberes contra-coloniais, em consonância com as ODS, integrando projeto da PUC- SP _ Combate às desigualdades e objetivos de desenvolvimento. Também é bolsista CNPQ.
Diálogos sobre Educação Integral - Tempo Integral e Equidade na Educação Integral
18/11/2025 entre 09:00 e 10:00
Canal no YouTube do Centro de Referências em Educação Integral