publicado dia 24/03/2025
Hora do Intervalo debate os princípios da Educação Integral Antirracista
27/03/2025
publicado dia 24/03/2025
27/03/2025
🗒 Resumo: Nesta quinta-feira, 27 de março, das 16h às 17h (horário de Brasília), a Hora do Intervalo vai debater os 16 princípios que norteiam a Educação Integral Antirracista. Acompanhe pelo canal no YouTube do Centro de Referências em Educação Integral!
A Educação Integral Antirracista evidencia que não há como materializar a concepção de Educação Integral nas escolas sem combater o racismo. Mas quais são os princípios que norteiam este trabalho?
Leia Mais
Este será o centro do debate da próxima Hora do Intervalo, que vai detalhar as Diretrizes de Educação Integral Antirracista, uma publicação gratuita que traz conceitos e práticas da Educação Integral e da Educação para as Relações Étnico-Raciais para garantir os direitos dos(as) estudantes.
Ela foi elaborada pela Cidade Escola Aprendiz, Roda Educativa e Ação Educativa, com apoio estratégico da Porticus. Pensado com outras organizações e movimentos sociais, o material é voltada para equipes de Secretarias e Diretorias de Educação, além de gestores escolares e professores.
Na terça-feira, 8 de abril, a publicação será lançada no Ministério da Educação (MEC) e há vagas para participação presencial ou virtual.
Entre os 16 princípios que constituem as Diretrizes, há conceitos como interculturalidade, justiça curricular, territorialidade, equidade, inclusão, gestão democrática e valorização da diversidade.
Para explicar mais sobre estes princípios, a live vai receber duas especialistas, que também vão apontar caminhos para colocá-los em prática de acordo com o contexto de cada escola.
Míghian Danae é doutora em Educação na área da Sociologia da Educação na FEUSP, foi professora de Educação Infantil por 15 anos na Educação Pública e atualmente é professora na Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). É membro da Comissão Nacional para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (Cadara), vinculada ao Ministério de Educação e Cultura (MEC), Também faz parte do Núcleo de Estudos Africanos, Afro-Brasileiros e Indígenas da UNILAB e é membro da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN).
Silvane Silva é doutora em História Social pela PUC/SP, foi professora titular da rede pública de ensino por 15 anos, com experiência em formação de professores em Educação para Relações Étnico-Raciais, Educação Escolar Indígena e Quilombola, História e Cultura AfroBrasileira e Africana. É assessora de projetos de Relações Étnico-Raciais da Ação Educativa e pesquisadora associada ao Centro de Estudos Culturais Africanos e da Diáspora (CECAFRO – PUC/SP) e integrante do Grupo de Estudos em Educação da FEUSP.
A live acontece nesta quinta-feira, 27 de março, das 16h às 17h, pelo canal no YouTube do Centro de Referências em Educação Integral (@cr.educacaointegral). Acompanhe o evento e mande suas perguntas!
Hora do Intervalo - Bate-papo sobre os princípios da Educação Integral Antirracista
27/03/2025 entre 16:00 e 17:00
Canal no YouTube do Centro de Referências em Educação Integral