publicado dia 10/11/2025

Diálogos sobre Educação Integral: live vai debater tempo integral e equidade na Educação Integral

18/11/2025

🗒 Resumo: A série de lives Diálogos sobre Educação Integral convida diretoras escolares para debater tempo integral e equidade. Com transmissão ao vivo pelo YouTube, o debate acontece nesta terça-feira, 18 de novembro, das 9h às 10h (horário de Brasília). Participe!

Para a Educação Integral, a equidade é a garantia de direitos e de oportunidades educacionais (acesso, permanência e aprendizagem) adequadas às especificidades e às particularidades como forma de alcançar a justiça social, como definem as Diretrizes de Educação Integral Antirracista.

Já o tempo integral é definido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) como o atendimento escolar de estudantes por no mínimo 7 horas diárias ou 35 horas semanais.

Como garantir que haja equidade em todos os processos educacionais e trabalho pedagógico nessa jornada estendida?

Leia mais

Esse é o tema da live Diálogos sobre Educação Integral, que acontece nesta teça-feira, 18 de novembro, das 9h às 10h (horário de Brasília), pelo canal no Youtube do Centro de Referências em Educação Integral (@cr.educacaointegral).

Com mediação da formadora do Centro de Referências em Educação Integral, Ana Paula de Pietri, as diretoras escolares Gisele Cristina Biondo Martins, da rede de Paulínia (SP), e Joyce Dias, da rede de São Paulo (SP), vão compartilhar suas práticas de promoção de equidade.

Participe mandando suas perguntas no chat!

Conheça as convidadas: 

Gisele Cristina Biondo Martins é diretora da EMEI Rachel Balista Amatte, na Rede Municipal de Paulínia (SP), que atende a pré-escola em tempo integral. Foi docente até 2017 nos municípios de Sumaré e Paulínia, nos quais também atuava em turmas de Educação Infantil. É graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela UNESP de Rio Claro com pesquisa sobre o tema: Desafios e Perspectivas da educação integral em período integral na educação infantil de Paulínia/SP: a percepção da comunidade escolar.

Joyce Dias é diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental CEU Perus, na Prefeitura de São Paulo (SP). Foi professora de Língua Inglesa e na EJA – Cursos Noturnos do Colégio Santa Cruz. É escritora, palestrante e doutoranda em LAEL/PUC-SP, cuja pesquisa se debruça na gestão escolar com base em saberes contra-coloniais, em consonância com as ODS, integrando projeto da PUC- SP _ Combate às desigualdades e objetivos de desenvolvimento. Também é bolsista CNPQ.

Assista à live

O quê

Diálogos sobre Educação Integral - Tempo Integral e Equidade na Educação Integral

Quando

18/11/2025 entre 09:00 e 10:00

Onde

Canal no YouTube do Centro de Referências em Educação Integral

Educação Integral Antirracista: como superar o racismo e promover a equidade nas escolas

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.