publicado dia 30/04/2025
Fundação Gol de Letra realiza o II Seminário Educação, Esporte e Assistência Social; participe
08/05/2025
publicado dia 30/04/2025
08/05/2025
🗒 Resumo: Nesta quinta-feira, 8 de maio, acontece o II Seminário Educação, Esporte e Assistência Social, uma articulação possível e necessária, realizado pela Fundação Gol de Letra. Saiba como participar!
Para garantir direitos de crianças e adolescentes e efetivar uma Educação de qualidade, as escolas não podem ficar sozinhas. Evidenciar a importância desse trabalho coletivo e como ele acontece na prática é o foco do II Seminário Educação, Esporte e Assistência Social, uma articulação possível e necessária.
Leia mais
Ao longo da tarde de quinta-feira, 8 de maio, a partir das 13h30 (horário de Brasília), haverá debates sobre Educação antirracista, práticas interseccionais no esporte educacional e saúde mental.
“O Seminário é muito importante para a produção de conhecimentos e trocas de experiências entre profissionais e estudantes que atuam ou querem atuar no campo da Educação para a justiça social. Vamos reunir pessoas de diferentes áreas e campos de atuação, ampliando a rede de trabalho na cidade do Rio de Janeiro”, diz Felipe Pitaro, gerente da unidade do Rio de Janeiro da Fundação Gol de Letra.
É possível participar presencialmente no Campus Maracanã da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) ou acompanhar a transmissão ao vivo. Basta inscrever-se previamente por meio deste formulário. O evento disponibilizará certificado de participação.
Realizado pela Fundação Gol de Letra, com patrocínio da Petrobras e apoio da Faculdade de Serviço Social da UERJ, o encontro é gratuito e voltado para professores e profissionais de apoio à Educação das redes pública e privada, profissionais de organizações sociais, estudantes universitários, profissionais da assistência social, psicologia e psicopedagogia.
O Seminário terá início com uma contação de histórias do Centro Cultural Casa Cajuína. O intervalo será marcado por uma apresentação de ginástica rítmica das educandas da Fundação Gol de Letra e, a finalização do evento, pelo Coletivo Slam Caju, com apresentação de poesias e expressão artística.
Mesa 1 – Diálogos para uma Educação antirracista na primeira infância | 14h30 às 16h
Roda de conversa sobre avanços e desafios na educação antirracista na primeira infância, com base nas Leis 10.639/03 e 11.645/08, com Discussões sobre a intervenção em sala de aula e em outros espaços educativos com crianças e famílias.
Convidadas: Maíra Santos (pedagoga e mestre em Educação pela UERJ, diretora da Escola Afro-Brasileira Maria Felipa Rio de Janeiro e colaboradora do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas – CEAP); Joana Oscar (professora da rede pública municipal do Rio de Janeiro, doutora em Educação pela UFRJ, idealizadora do Curso Livre Onã Infâncias e Relações Étnico-Raciais); Sandy Lara dos Anjos (professora de Educação Física na Fundação Gol de Letra, especialista em Psicomotricidade, com atuação voltada para a educação infantil e práticas antirracistas) e Tássia Boldrini (pedagoga especialista em Gestão Escolar e mestre em Educação, líder carioca da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (PCRJ) e gestora Pública da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro).
Mesa 2 – Esporte educacional: desafios para implementação de práticas interseccionais | 16h15 às 17h45
Reflexão sobre a interseccionalidade no esporte educacional, abordando a inclusão de diferentes sujeitos, o esporte como direito humano e o desenvolvimento de habilidades sociais.
Convidados: Thaya Pereira (educadora na Fundação Gol de Letra com mais de 10 anos de experiência em projetos sociais e mestranda em Educação pela UERJ); Denize Sepúlveda (professora associada da Faculdade de Educação da UERJ, pesquisadora nos programas de pós-graduação em Educação e em Processos Formativos e Desigualdades Sociais e pós-doutora em Educação); Vanessa Ramos (professora de Educação Física na Rede Municipal do Rio de Janeiro, bailarina e pós-graduada em Psicomotricidade) e Gabriel Coelho (mestre em Educação pela UERJ, professor na rede municipal do Rio de Janeiro e coordenador de projetos esportivos e metodológicos na Fundação Gol de Letra).
Mesa 3 – Saúde mental e os desafios para o desenvolvimento das práticas educativas | 18h30 às 20h
Debate sobre os desafios e as possibilidades da saúde mental em territórios de favelas, analisando aspectos sociais e econômicos, e propondo estratégias de intervenção nos espaços educativos.
Convidadas: Numa Ciro (psicanalista e pesquisadora associada ao Programa Avançado de Cultura Contemporânea da UFRJ, criadora da Universidade das Quebradas, artista e performer); Danielle Varella (pedagoga, contadora de histórias e educadora na Fundação Gol de Letra); Adriana Barcelos (pós-doutoranda em Psicologia pela UFSJ, bailarina e professora da rede pública, desenvolve projetos de Dança-Educação baseados na Psicologia Analítica de Jung e nos pensamentos de Paulo Freire), e Larissa Carvalho (psicóloga da Fundação Gol de Letra, com atuação em práticas educativas e atenção psicossocial em territórios de favela).
II Seminário Educação, Esporte e Assistência Social, uma articulação possível e necessária
08/05/2025 entre 13:30 e 21:00