publicado dia 08/05/2024
Livro gratuito apoia diálogo com crianças sobre as enchentes no Rio Grande do Sul
Reportagem: Da Redação
publicado dia 08/05/2024
Reportagem: Da Redação
Resumo: Conheça o livro gratuito “E a chuva…“, da psicóloga Sabrina Führ, que pode ajudar as crianças a elaborarem a tragédia que o Rio Grande do Sul vive no momento.
Seja nos noticiários ou na porta de suas próprias casas, a catástrofe climática e política que assola o Rio Grande do Sul impacta as crianças e é fundamental que os adultos ao seu redor as ajudem a colocar em palavras o que elas vivem e sentem nesse momento. A literatura, por seu viés lúdico e imaginativo, abre uma janela de possibilidades para isso.
É com esse intuito que a psicóloga clínica Sabrina Führ divulgou a obra gratuita “E a chuva…“. Em poucas páginas, a narrativa fala sobre as enchentes, seus danos e as várias emoções que podem surgir.
O livro termina mostrando que paralelamente à catástrofe, há esperança e humanidade, apontando para a rede de solidariedade que foi mobilizada no Brasil para ajudar as vítimas das enchentes.
Em nota aos familiares e cuidadores, a psicóloga recomenda conversar com os pequenos sobre suas memórias e sentimentos e permitir que eles contem e recontem o que viveram quantas vezes for preciso.
“Esta é a forma que as crianças têm de processar suas memórias traumáticas”, diz Sabrina, lembrando que se elas não quiserem falar sobre o tema, também é preciso respeitar seu tempo.
Já em orientação aos adultos que vão conduzir a conversa, e também têm seus próprios traumas e sentimentos, a psicóloga afirma que não é preciso escondê-los: “Ser forte não significa não sentir e sim poder acolher as emoções e dar continuidade à vida”.