publicado dia 09/04/2021

5º Prêmio Territórios busca estratégias pedagógicas para a reinvenção da escola

De 15/04/2021 até 06/08/2021

Para enfrentar o desafio de educar em meio à pandemia e às desigualdades brasileiras, professores e professoras de todo o país mobilizaram coletivamente estratégias pedagógicas potentes. Mapear, reconhecer e disseminar essas experiências é o objetivo da 5ª edição do Prêmio Territórios, realizado pelo Instituto Tomie Ohtake e seus parceiros.

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Podem participar educadores de escolas públicas municipais e estaduais de todo o Brasil, da Educação Infantil à de Jovens e Adultos. Basta inscrever-se gratuitamente no site do Prêmio entre os dias 15 de abril e 6 de agosto. Os trabalhos enviados serão avaliados por especialistas nos campos da cultura e da educação, incluindo representantes das instituições organizadoras do Prêmio, que selecionará até dez experiências.

Os critérios de inscrição observam: a integração entre escola, família e território; exploração e uso de diferentes linguagens; acolhimento – escuta, colaboração, trabalho intersetorial e rede de proteção social; acessibilidade e diversidade; avaliação e currículo; e potencial multiplicador. As práticas podem ter sido realizadas desde o começo do ano letivo de 2020 até o momento atual.

As experiências destacadas pelo júri serão reveladas em setembro de 2021 e receberão  bolsas de estudo, doação de livros, apoio financeiro e para realização de um minidocumentário que apresentará as iniciativas, entre outros.

O lançamento dessa edição acontece em 15 de abril, às 16h, e será marcado por um debate online com a participação de professores e especialistas nas áreas de educação e cultura, que irão tratar da temática norteadora do Prêmio nesta edição: “A Educação Integral em tempos de crise: caminhos possíveis para a reinvenção da escola“.

Será um importante diálogo sobre as mudanças propostas para o Prêmio e seus princípios, alinhados ao conceito de Educação Integral. Nesse momento os convidados também irão trazer relatos de práticas desenvolvidas por escolas públicas no ano de 2020. A live será transmitida pelos canais de Facebook e Youtube do Instituto Tomie Ohtake, com intérprete de libras.

Os convidados e convidadas são:

Consuelo Almeida – Professora e Gestora do CMEI Pio Bittencourt – Salvador (BA)

Diego Navarro – Professor e Coordenador da EMEF Padre José Pegoraro – São Paulo (SP)

Juliana Yade – Especialista em Educação do Itaú Social

Macaé Evaristo – Professora, Vereadora por Belo Horizonte e ex-secretária de Educação de Minas Gerais

Natacha Costa – Diretora da Associação Cidade Escola Aprendiz

Mediação: Felipe Arruda – Diretor do Núcleo de Cultura e Participação do Instituto Tomie Ohtake

Sobre o Prêmio Territórios

O Prêmio Territórios busca mapear, reconhecer e dar visibilidade a projetos que fortaleçam o vínculo entre as escolas e os territórios a partir dos diversos saberes culturais, compreendendo a cidade como espaço de aprendizagem. 

Em 4 edições realizadas, o Prêmio já mapeou mais de 300 projetos da rede pública municipal de São Paulo e, entre eles, premiou 40 projetos até o momento.
Como forma de dar visibilidade e inspirar outras iniciativas, foram realizados documentários sobre cada um dos projetos premiados, compondo um banco inédito de práticas exemplares que podem ser acessados no site do Prêmio.

O Prêmio Territórios é uma iniciativa do Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o Itaú Social e em parceria técnica com a Associação Cidade Escola Aprendiz e o Centro de Referências em Educação Integral.

*Foto: Instituto Tomie Ohtake

O quê

5ª edição do Prêmio Territórios

Quando

De 15/04/2021 até 06/08/2021

Mais informações

https://premioterritorios.institutotomieohtake.org.br/

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