publicado dia 22/12/2015

MEC reconhece instituições educacionais inovadoras e criativas pelo país

Reportagem:

MEC lança mapa da Inovação e Criatividade na Educação Básica. Créditos: divulgação

MEC lança mapa da Inovação e Criatividade na Educação Básica. Créditos: divulgação

O Ministério da Educação (MEC) reconheceu 178 instituições educacionais brasileiras, entre organizações não governamentais, escolas públicas e particulares, como exemplo de inovação e criatividade na educação básica. As informações estão condensadas no Mapa da Inovação e Criatividade na Educação Básica, lançado nesta terça (22/12), como resultado de um chamamento público realizado pelo ministério em setembro.

Na ocasião, o MEC abriu um edital no intuito de conhecer e identificar iniciativas inovadoras para saber em que medida elas poderiam apontar caminhos na melhoria da qualidade da educação brasileira. A avaliação das instituições, feita por grupos de trabalho regionais, levou em conta cinco dimensões, avaliadas de acordo com os critérios de inovação definidos: gestão, currículo, ambiente, método e articulação com outros agentes.

Representatividade

Dos nomes considerados, 138 instituições já trilham um longo caminho na prática da inovação e 40 estão caminhando nesse sentido, com vistas a garantir qualidade à educação oferecida. A ideia é que o Ministério faça um acompanhamento do desenvolvimento dessas instituições.

Segundo dados do MEC, as instituições reconhecidas representam as cinco regiões do país. A maior parte delas são escolas (74%), entre as quais 52,5% são públicas e 47,5% particulares; os atendimentos compreendem a educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos (EJA).

Em entrevista concedida a Fundação Santillana Brasil, Helena Singer, assessora especial do MEC, afirmou que o objetivo é fortalecer essas iniciativas a partir da articulação entre elas mesmas e com os agentes mais próximos, como universidades, secretarias de educação e de outras áreas, além de organizações não escolares.

Um olhar para a educação integral

O Centro de Referências já retratou em suas matérias algumas das escolas reconhecidas como inovadoras. Confira:

Projeto Âncora (SP)
Cieja Campo Limpo (SP)
EMEI Chácara Sonho Azul (SP)
EMEI Gabriel Prestes (SP)
EMEF Amorim Lima (SP)
EMEF Campos Salles (SP)
Teia Multicultural (SP)
Escola Comunitária Cirandas (RJ)
Escola Municipal Professor Paulo Freire (MG)

Escolas do centro-oeste traçam caminhos em busca da inovação

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.