O conceito de habilidade faz parte da estrutura do processo educacional e está diretamente ligada à concepção do sujeito em resolver situações-problemas do cotidiano. Seu conceito está relacionado ao saber fazer, que vai para além de uma ação motora. As habilidades são essenciais da ação, mas demandam domínio de conhecimentos.
Em diálogo direto com o termo competências, a habilidade diz da possibilidade de um indivíduo concretizar algo, seja isso uma operação matemática, uma interpretação de texto, um desenho, a montagem de um quebra-cabeças, etc. Para o sociólogo francês Philippe Perrenoud, a habilidade seria uma espécie de unidade da competência. Ou seja, seria o “saber fazer” (habilidade) que associado ao “conhecer” (conhecimentos) e “saber ser” (habilidades) que formaria a ideia de competência.
Para a educadora Amelia Hamze, o conceito de competência é um conjunto simbólico de habilidades e está intimamente relacionado à ideia de laboralidade (do “fazer concreto”). Por isso, a escolha da perspectiva de educar por competências e habilidades aumenta a responsabilidade das instituições de ensino na organização dos currículos e das metodologias que propiciam a ampliação de capacidades como resolver problemas novos, comunicar idéias, tomar decisões.
Assim, para que a habilidade seja posta em prática, é preciso ofertar situações de aprendizagem que desencadeiem um desenvolvimento cognitivo, afetivo e social.
Fonte: Brasil Escola
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