A formação humana é um processo integral, que ocorre ao longo de toda a vida e em todos os espaços. É também trajetória social e trilha individual, em que valores, linhas de pensamento e formas de organização coletiva se fundem com as escolhas, preferências e habilidades de cada um.
A Educação Integral busca garantir o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões: intelectual, física, afetiva, social e cultural. Para isso, pressupõe a construção permanente de um projeto educativo compartilhado por gestores, professores, estudantes, famílias e comunidades locais.
Mais do que se referir a ampliação da jornada escolar, ao posicionar o estudante e seu desenvolvimento no centro do processo educativo, reconhecendo-o como sujeito social, histórico, competente e multidimensional, a Educação Integral tem contribuído para reconectar o sentido da escola e da educação com sua vida.
• A Educação Integral é uma proposta contemporânea porque, alinhada às demandas do século XXI, tem como foco a formação de sujeitos críticos, autônomos e responsáveis consigo mesmos e com o mundo.
• A Educação Integral é inclusiva porque reconhece a singularidade dos sujeitos, suas múltiplas identidades e se sustenta na construção da pertinência do projeto educativo para todos e todas;
• A Educação Integral é uma proposta alinhada com a noção de sustentabilidade porque se compromete com processos educativos contextualizados e com a interação permanente entre o que se aprende e o que se pratica.
• A Educação Integral promove a equidade ao reconhecer o direito de todos e todas de aprender e acessar oportunidades educativas diferenciadas e diversificadas a partir da interação com múltiplas linguagens, recursos, espaços, saberes e agentes, condição fundamental para o enfrentamento das desigualdades educacionais.
Essa escola contemporânea, que garante aprendizagem e desenvolvimento integral a todos e a cada um de seus estudantes, é a escola que a educação integral pretende promover.
Para continuar a leitura, baixe o capítulo O que é educação integral completo. Nele você encontra os seguintes conteúdos:
- Definição de Educação Integral
- Histórico da Educação Integral no Brasil
- Educação Integral como concepção educativa para o desenvolvimento integral
- O que é aprendizagem?
- O que é desenvolvimento?
- Como aprendizagem e desenvolvimento se articulam na construção de conhecimento?
- Construção de conhecimento na Educação Integral: o papel das práticas pedagógicas integradoras
- Ciclo de aprendizagem contínua
- Avaliação como processo formativo