As 11 etapas aqui apresentadas compõem um percurso para a formação de gestores educacionais (técnicos da Secretaria de Educação), gestores escolares (diretores e coordenadores pedagógicos) e propõem, a cada encontro de gestores, desdobramentos da mesma discussão em reuniões de formação com os professores.
Baseado no trabalho realizado ao longo de 2018 em Tremembé (SP), o percurso formativo se organiza em três macro-etapas: Fundamentação, Desenvolvimento e Consolidação.
A realização desta formação resulta na produção coletiva de subsídios à proposta curricular das redes orientada pela Educação Integral.
Cria-se, assim, uma metodologia de trabalho em homologia de processos na rede e nas escolas, que confere coerência entre a formação de gestores educacionais, escolares e professores em torno critérios comuns de qualidade. Veja a seguir a estrutura das macro-etapas da formação:
Fundamentação: Etapas 1, 2, 3, 4, 5 a 6
Desenvolvimento: Etapas 7, 8, 9 e 10
Consolidação: Etapa 11