Apoiar redes e escolas a construírem coletivamente seus documentos curriculares e práticas pedagógicas à luz da Educação Integral é o objetivo dos conteúdos reunidos nesta plataforma, fruto de uma parceria entre o Centro de Referências em Educação Integral e o British Council.
Esse material apresenta os fundamentos teórico-práticos do currículo na Educação Integral e uma proposta formativa construída a partir da experiência desenvolvida pelo Centro de Referências em Educação Integral no município de Tremembé (SP) ao longo de 2018. Nele, gestores e professores encontrarão subsídios que podem apoiar as redes em um trabalho coletivo de construção do currículo e de práticas pedagógicas alinhadas ao compromisso de garantir a aprendizagem e o desenvolvimento integral de todos e todas.
Considerando que a BNCC apresenta em seu texto introdutório a Educação Integral como proposta formativa, compreendemos que a sua homologação pode se constituir como uma oportunidade de construção curricular nas redes municipais e estaduais de educação, assegurando pertinência do currículo aos territórios, por meio de um processo participativo de apropriação pelos profissionais da rede. Essa construção coletiva é fundamental para que gestores e professores definam objetivos e critérios formativos comuns, acompanhem as aprendizagens de todos e todas de forma coordenada e construam espaços de formação permanente nas escolas. Mais ainda: que a pertinência do currículo em cada município e estado seja assegurada por meio da contextualização, ou seja, a partir das características de cada Território Educativo, de modo a reconhecer especificidades, identidades e contextos de vida e de aprendizagem dos estudantes.
Nesse sentido, para a educação integral, a participação dos gestores escolares e professores em todas as etapas do processo é condição fundante. Como diria John Dewey, “educação é processo social, é desenvolvimento”. Criar condições para que este desenvolvimento seja integrador de práticas contemporâneas, inclusivas, sustentáveis e equitativas é o principal desafio que a BNCC nos coloca.
O que você encontra:
Esse material se organiza do seguinte modo:
- O que é educação integral, Currículo na Educação Integral e Gestão Curricular e das Aprendizagens – Apresentam um conjunto de reflexões e definições gerais sobre “o que é educação integral” e um conjunto teórico-prático de definições e estratégias de planejamento sobre “o que é currículo na educação integral”. Para acessar o conteúdo completo dessas sessões, baixe o CADERNO 1 | Currículo e Educação Integral Na Prática: uma referência para estados e municípios
- Como fazer – Como sugestão de implementação, a plataforma oferece um itinerário formativo dividido em 11 etapas de estudo que resultam na escrita coletiva de subsídios ao currículo da rede. Para acessar o conteúdo completo dessas sessões, baixe o CADERNO 2 | Currículo e Educação Integral Na Prática: Como fazer.
- Áreas do Conhecimento – A primeira área que oferecemos subsídios específicos é em linguagens, por meio de um referencial formativo para a componente curricular da Língua Inglesa. Para acessar o conteúdo completo dessa sessão, baixe o CADERNO 3 | Currículo e Educação Integral Na Prática: Caminhos para a BNCC de Língua Inglesa.
Boa navegação!