Como segunda área do conhecimento explorada pelo Centro de Referências em Educação Integral a partir desta plataforma de Currículo, apresentamos a publicação Caminhos para a BNCC de Ciências Naturais. O material contém referências teóricas e práticas para a consolidação de subsídios à escrita curricular na área de Ciências Naturais e seus componentes, de forma coletiva e contextualizada em cada rede de ensino, a partir dos princípios da Educação Integral e do Território Educativo.
Articulando a construção de conhecimento com os saberes e potenciais educativos do território nas suas diferentes dimensões – local, global e virtual -, sistematizamos os princípios fundamentais do ensino de Ciências Naturais que ancoram práticas pedagógicas que oportunizam o desenvolvimento das identidades, da criatividade e das habilidades de investigação, análise, sistematização e comunicação, elementos essenciais para a formação de sujeitos autônomos, críticos, responsáveis consigo e com suas comunidades.
A proposta é que professores(as) e gestores(as) investiguem os projetos já realizados nas escolas e possam reconhecer e valorizar as boas práticas, rever e reelaborar a matriz curricular, os projetos político-pedagógicos e os planos e estratégias de ensino. Espera-se que esses princípios possam contribuir para a consolidação de modos coletivos de gestão do currículo e de ações pedagógicas alinhados ao compromisso de garantir a aprendizagem e o desenvolvimento integral de todos e todas, assim como um ensino de Ciências Naturais relevante para a atuação do indivíduo na construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.
Caderno 5
Nesta publicação você encontrará os seguintes capítulos:
- Quem são os sujeitos de aprendizagem?
- Por que ensinar Ciências Naturais na escola? Uma pergunta filosófica essencial
- A ciência a nossa volta
- Dimensões de credibilidade da ciência
- Ensinar para a Alfabetização Científica
- STEM, STEAM e o nosso ensino de Ciências Naturais
- O Ensino de Ciências Naturais por Investigação
- Motivar e envolver os estudantes como condição fundamental
- Conceitualização: questões, hipóteses e fundamentação teórica
- A fase de investigação: coleta, construção e análise de dados
- Método científico ou práticas epistêmicas?
- Comunicação e reflexão: interações e desenvolvimento da linguagem
- A história da ciência na sala de aula: estudos de casos históricos
- As Questões Sociocientíficas e as relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente
- Investigando o território: estudos do meio e visitas a museus, centros de ciências e outras instituições
- A diversidade nas ciências
- Considerações finais
- Referências