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UM MESMO TEMA, TRÊS PONTOS DE VISTA

Os grupos abordam um mesmo tema a partir de diferentes ângulos: as informações concretas, e os argumentos a favor e contra.

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Plantão Pedagógico

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Prática elaborada por Thamysis Melo, professora de Sociologia do NAVE Recife

PLANO DE VOO

Trabalhar a argumentação dos estudantes é a proposta dessa prática. Nela, os alunos pesquisam e defendem um ponto de vista sobre um assunto e, em seguida, são desafiados a ouvir, a ter as suas ideias confrontadas, e a responder exercitando o respeito e a empatia.

Os estudantes também têm a oportunidade de compreender que uma boa argumentação parte de dados e referências consistentes, e exercitam o pensamento crítico e a argumentação, habilidades que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) recomenda para a formação integral dos estudantes.

“A proposta é trabalhar a argumentação e a tolerância, porque o estudante tem que conhecer e ouvir todos os pontos de vista, mesmo os que discorda”, diz Thamysis Melo, professora idealizadora.

Crédito: Carlos Fernando - Guanabaratejo
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Pilotando

1. Apresente a proposta

Divida a turma em três grupos com cerca de cinco alunos em cada. O primeiro grupo será responsável por defender o tema selecionado, o segundo por apresentar argumentos contrários, e o terceiro deve apresentar informações neutras e que não apresentem juízo de valor.

2. Escolha e divida os temas

O tema de cada seminário deverá ser definido de acordo com o conteúdo da aula, o interesse dos alunos ou a partir de algo que está acontecendo na região ou no país. Coloque na lousa os assuntos e, abaixo deles, divida a área em três: positivo, negativo e neutro. Em seguida, peça que os estudantes escrevam seus nomes abaixo do ponto de vista que querem defender. Entregue a eles materiais de apoio, como livros, filmes e reportagens, e reserve uma aula para que eles pesquisem sobre o tema e construam a argumentação.

3. A hora do debate

Quem abre a apresentação é o grupo que traz argumentos favoráveis. Em seguida, o grupo contrário. Por fim, o grupo neutro apresenta suas informações e faz perguntas para ambos os lados, em um debate que depois se estende para a turma toda. O papel do professor é o de garantir que todos tenham o mesmo tempo de fala, e mediar de forma a manter o clima de discussão de ideias, e não de conflitos, lembrando que em um debate não há um grupo vencedor.

4. Feedback

Após o seminário, os alunos entregam um texto corrido para o professor contendo as informações apresentadas. As notas são atribuídas individualmente pelo processo inteiro, de acordo com a qualidade das fontes, dos argumentos, domínio sobre o tema, e o respeito aos colegas.

Equipagem

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