Compartilhe a prática:
Primeiramente, o educador deve entender de que maneira a música, o RAP e a cultura negra se relacionam com o seu conteúdo.Também é fundamental que o professor esteja próximo de seus alunos e escute atentamente as questões por eles trazidas.
Faça um panorama sobre a história das manifestações da cultura negra como música, vestimenta, culinária, literatura. Leve vídeos de rodas de RAP ou organize uma saída com os alunos para assistirem a uma pessoalmente. Nesta etapa, deve-se também ressaltar o processo de silenciamento e apagamento da memória das contribuições dos negros na construção de nossa cultura e sua consequente desvalorização.
Decida com a turma um tema para a roda de RAP, uma data e um local para que ela aconteça, que pode ser na própria escola ou em algum lugar do entorno.
Dê o microfone aos jovens e deixe-os expressar de forma livre e criativa seus anseios e desejos. A ideia é que os próprios integrantes da roda e os que pararem para assisti-la possam perceber e refletir sobre os assuntos debatidos.