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Divida a turma em três grupos com cerca de cinco alunos em cada. O primeiro grupo será responsável por defender o tema selecionado, o segundo por apresentar argumentos contrários, e o terceiro deve apresentar informações neutras e que não apresentem juízo de valor.
O tema de cada seminário deverá ser definido de acordo com o conteúdo da aula, o interesse dos alunos ou a partir de algo que está acontecendo na região ou no país. Coloque na lousa os assuntos e, abaixo deles, divida a área em três: positivo, negativo e neutro. Em seguida, peça que os estudantes escrevam seus nomes abaixo do ponto de vista que querem defender. Entregue a eles materiais de apoio, como livros, filmes e reportagens, e reserve uma aula para que eles pesquisem sobre o tema e construam a argumentação.
Quem abre a apresentação é o grupo que traz argumentos favoráveis. Em seguida, o grupo contrário. Por fim, o grupo neutro apresenta suas informações e faz perguntas para ambos os lados, em um debate que depois se estende para a turma toda. O papel do professor é o de garantir que todos tenham o mesmo tempo de fala, e mediar de forma a manter o clima de discussão de ideias, e não de conflitos, lembrando que em um debate não há um grupo vencedor.
Após o seminário, os alunos entregam um texto corrido para o professor contendo as informações apresentadas. As notas são atribuídas individualmente pelo processo inteiro, de acordo com a qualidade das fontes, dos argumentos, domínio sobre o tema, e o respeito aos colegas.