Diagnóstico
A realização do diagnóstico da rede de ensino é ponto de partida para a implementação da Política de Educação Integral, pois permite antecipar questões, prever cenários, discutir modelos junto à equipe e, por fim, escolher qual melhor caminho para sua consecução.
Passo a passo da etapa
1
Definição da equipe responsável pelo diagnóstico, considerando a equipe pedagógica, incluindo equipe da Educação Infantil e Fundamental e supervisão e equipe administrativa, incluindo recursos humanos e equipe do censo escolar.
2
Levantamento aprofundado de informações de cada escola e compilação dos dados da rede. Além de dados sobre os estudantes, suas famílias, deverá ser qualificada a infraestrutura das escolas e o perfil dos professores.
3
Realização de levantamento de políticas e programas existentes na rede e leitura destes em relação à proposta de educação integral no município.
4
Identificação inicial e visita diagnóstica às organizações existentes na rede, a fim de verificar a possibilidade de execução de parcerias ou avaliar parcerias já existentes.
5
Avaliação da rede a partir de itens que definem as condições estruturantes para implementação da educação integral.
6
Sistematização do diagnóstico inicial da rede, a fim de entender a relação entre os diferentes dados coletados, viabilizando uma visão sistêmica sobre as características da rede, e compilando todas as informações em um instrumento unificado tanto para a tomada de decisão, quanto para acompanhamento longo do processo de implementação.
1
Definição da equipe responsável pelo diagnóstico, considerando a equipe pedagógica, incluindo equipe da Educação Infantil e Fundamental e supervisão e equipe administrativa, incluindo recursos humanos, equipe do censo.
2
Levantamento aprofundado de informações de cada escola e compilação dos dados da rede. Além de dados sobre os estudantes, suas famílias, deverá ser qualificada a infraestrutura das escolas e o perfil dos professores.
3
Realização de levantamento de políticas e programas existentes na rede e leitura destes em relação à proposta de educação integral no município.
4
Avaliação da rede a partir de itens que definem as condições estruturantes para implementação da educação integral.
5
Sistematização do diagnóstico inicial da rede, a fim de entender a relação entre os diferentes dados coletados, viabilizando uma visão sistêmica sobre as características da rede, e compilando todas as informações em um instrumento unificado tanto para a tomada de decisão, quanto para acompanhamento longo do processo de implementação.
ORIENTAÇÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO DA ETAPA
DownloadConjunto de instrumentos para download
Instrumento que apresenta um conjunto de elementos que devem ser observados para a implementação de uma política de educação integral.
DownloadChecklist de Condições Estruturantes
O instrumento deve ser utilizado para coleta e análise de dados gerais da rede, fundamental para organização da rede, oferta da jornada ampliada e planejamento da Política.
DownloadCompêndio de Dados da Rede
Instrumento para análise dos indicadores educacionais da rede, com base em dados coletados pelas escolas e pelo INEP.
DownloadCompêndio dos indicadores educacionais da rede
Instrumento de coleta de dados pelas escolas, que fornece subsídios à Secretaria para organização e planejamento da rede.
DownloadCompêndio de indicadores educacionais das escolas
Instrumento de levantamento de políticas e programas institucionais desenvolvidos pelo município, a fim de apoiar a intersetorialidade na Política, especialmente na ampliação da jornada escolar.
DownloadMapeamento de políticas e programas do Município
Instrumento para diagnóstico da estrutura e da oferta educativa de organização parceira.
DownloadModelo de visita técnica às organizações (diagnóstico)
Instrumento de coleta e análise das características das escolas, considerando estudantes, funcionários e infraestrutura.
DownloadCompêndio de dados das escolas
Se preferir, baixe todos de uma vez:
Download