Modelo escolhido:

Jornada ampliada

1

Formação Inicial

2

Diagnóstico

3

Desenho inicial da política

4

Pacto social

5

Construção da matriz curricular da rede

6

Planejamento

7

Institucionalização

Construção da matriz curricular da rede

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A concepção de educação integral se materializa na matriz curricular. Esta etapa, portanto, dá subsídios para o processo de revisão e construção das orientações curriculares da rede de ensino – processo que deve envolver todos os profissionais da escola e dialogar com a realidade e necessidades da comunidade.

Passo a passo da etapa

Com Parceria
Sem Parceria

1

Iniciar a revisão ou construção da Matriz Curricular por meio de uma formação em módulos específicos - um conjunto de conteúdos para cada um dos segmentos envolvidos com a política Os conteúdos propostos pelo Módulos de Formação Específicos buscam facilitar o processo de discussão com as equipes gestoras da Secretaria de Educação e com as comunidades escolares e organizações parceiras.

2

Definição dos responsáveis pela coordenação do trabalho Para que isso seja realizado de forma exitosa, é necessário organizar o tempo, os públicos e as abordagens que servirão como parâmetro para iniciar a revisão e mediar as discussões entre Secretaria, escolas, famílias e organizações parceiras.

3

Estudo e disponibilização dos documentos orientadores nacionais: LDB, Diretrizes Curriculares Nacionais e BNCC

4

Contextualização das DCN e elaboração da parte diversificada da BNCC

5

Interlocução com outras Secretarias de governo para discussão da Matriz e complementação da mesma

6

Realização de encontros regionais com diferentes segmentos representativos da comunidade escolar para debate e estruturação do documento na rede

7

Produção, em diálogo com os agentes envolvidos, de materiais de apoio para implementação da Matriz Curricular

8

Ampla divulgação do documento

9

Constituição de grupo para avaliação do documento produzido, e se necessário, realização de adequações

1

Iniciar a revisão ou construção da Matriz Curricular por meio de uma formação em módulos específicos - um conjunto de conteúdos para cada um dos segmentos envolvidos com a política Os conteúdos propostos pelo Módulos de Formação Específicos buscam facilitar o processo de discussão com as equipes gestoras da Secretaria de Educação e com as comunidades escolares e organizações parceiras.

2

Definição dos responsáveis pela coordenação do trabalho

3

Estudo e disponibilização dos documentos orientadores nacionais: LDB, Diretrizes Curriculares Nacionais e BNCC

4

Contextualização das DCN e elaboração da parte diversificada da BNCC

5

Interlocução com outras Secretarias de governo para discussão da Matriz e complementação da mesma

6

Realização de encontros regionais com diferentes segmentos representativos da comunidade escolar para debate e estruturação do documento na rede

7

Produção, em diálogo com os agentes envolvidos, de materiais de apoio para implementação da Matriz Curricular

8

Ampla divulgação do documento

9

Constituição de grupo para avaliação do documento produzido, e se necessário, realização de adequações

ORIENTAÇÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO DA ETAPA

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Conjunto de instrumentos para download

Conjunto de materiais e atividades de pesquisa-ação para coordenadores pedagógicos.

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Módulos de Formação Específicos (Coordenação Pedagógica)

Compêndio de plataformas que reúnem práticas pedagógicas, tanto para gestão quanto para sala de aula alinhadas à concepção de educação integral.

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Banco de Práticas Pedagógicas de Referência da Educação Integral na rede

Metodologia e instrumento para avaliação do currículo construído pela rede.

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Orientações para Avaliação da Matriz Curricular da Rede

Conjunto de materiais e atividades de pesquisa-ação para diretores escolares.

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Módulos de Formação Específicos: Gestão Escolar (diretores)

Conjunto de orientações, estratégias e metodologias para estimular a gestão democrática na escola.

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Orientações para práticas participativas na escola

Metodologia de apoio ao planejamento curricular em escolas, organizações sociais e secretaria.

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Jogo da Mandala dos Saberes

Passo a passo detalhado para construção coletiva da proposta pedagógica da rede, orientadora do currículo das escolas.

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Orientações para construção coletiva da Matriz Curricular da rede

Se preferir, baixe todos de uma vez:

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