Gestão > TROCA DE EXPERIÊNCIAS

TROCA DE EXPERIÊNCIAS

Professores criarem novas práticas para outros professores aplicarem.

Compartilhe a prática:

Plantão Pedagógico

X

Prática elaborada por Barbara Soares, do NAVE Rio

PLANO DE VOO

As práticas pedagógicas desenvolvidas por um professor têm potencial para inspirar os demais. É dessa premissa que parte a Troca de Experiências, que funciona como uma tutoria entre docentes, onde um professor cria uma prática para o outro aplicar, independentemente das disciplinas que eles lecionam. Pode ser uma atividade que facilita a aprendizagem, que engaja os alunos ou que traz soluções para aspectos comportamentais. Na perspectiva da educação integral, além de possibilitar a aprendizagem de conteúdos, é preciso garantir o desenvolvimento pleno dos indivíduos, em todas a suas dimensões – intelectual, física, afetiva, social e simbólica. As reuniões entre professores ou com os alunos podem ser um momento adequado para fazer dessas trocas uma rotina.

1 / 1

Pilotando

Identifique potenciais

Alunos, docentes e/ou gestão identificam a prática de um professor que pode ser aplicada por outro para tentar resolver alguma questão. Dialogue: para esta prática funcionar, é essencial que ambas as partes estejam de acordo e compreendam a necessidade desse processo. A comunicação entre os docentes deve ser conduzida preferencialmente pela coordenação pedagógica.

Customize

O professor que domina a prática elabora outra similar, adaptada para o colega de acordo com as necessidades e a disciplina lecionada por ele. Este processo pode ser feito pela dupla, que é o mais indicado, ou individualmente, desde que tudo seja explicado passo a passo para o educador que vai aplicar a prática.

Aplique

Após colocar a atividade ou metodologia para funcionar, converse com os professores e os alunos para avaliar os aspectos positivos e negativos da experiência, e entender se ela deve ser aprimorada e mantida.

Equipagem

Como formar professores

Como formar gestores e professores para atuar na Educação Integral?

Material de apoio para a direção e coordenação pedagógica com estratégias para gerenciamento de espaços de formação na escola.

Compartilhe: