Gestão > PROFESSOR YOUTUBER

PROFESSOR YOUTUBER

Professores criam vídeos para apoiar os estudantes na compreensão de conceitos complexos.

Compartilhe a prática:

Plantão Pedagógico

X

Prática elaborada por Carlos Burgos, professor de Multimídia do NAVE Recife

PLANO DE VOO

Muitos conteúdos curriculares são complexos e exigem atenção redobrada dos alunos. Uma das formas de colaborar no processo de assimilação dessas informações é por meio de vídeos. Com uma linguagem mais descontraída e com recursos audiovisuais atrativos, são bons materiais para serem consultados após as aulas e durante a resolução de exercícios.

“Experimentei gravar as partes mais mecânicas e complexas das aulas, e isso reduziu bastante a quantidade de dúvidas dos alunos, especialmente porque eles podiam assistir ao vídeo várias vezes até entender, quando não podiam perguntar para mim”, diz Carlos Burgos, professor idealizador.

Crédito: Carlos Fernando - Guanabaratejo
1 / 1

Pilotando

1. Selecione o conteúdo

Para saber qual conteúdo deve ser gravado, fique de olho nas temáticas e na frequência das dúvidas dos estudantes. O ideal é que esse conteúdo seja a parte da aula mais mecânica, de passo a passo, ou com as informações de maior relevância.

O vídeo não deve substituir a aula, e serve apenas como um tira-dúvidas para os alunos consultarem em casa ou enquanto resolvem exercícios.

2. Grave, edite e compartilhe

Elabore um pequeno roteiro para gravar o vídeo — o ideal é que tenha entre 10 e 20 minutos. Para gravar, basta um ambiente silencioso e a câmera do celular. Caso queira registrar a tela de um computador, baixe programas de captura de tela. Para compartilhar, é só subir no Youtube, mantendo o vídeo privado se preferir, e enviar o link para os alunos.

3. O auxílio de Youtubers

O Youtube também tem bons conteúdos que podem ser utilizados em sala de aula ou como inspiração para os professores. Esses vídeos podem ajudar a introduzir um assunto, mostrar a realização de um experimento ou outra forma de trabalhar o tema. E mesmo os vídeos com imprecisões podem servir para os estudantes aprenderem a identificar e corrigir o erro.

Equipagem

Compartilhe:

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.