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LUDOTECA

Como criar um ambiente de aprendizagem lúdica para os estudantes.

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Plantão Pedagógico

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Prática elaborada por Anderson da Silva, professor de Programação, Igor Moreno, professor de Cultura de Jogos, Joshua Kritz, professor de Técnica de Programação de Jogos, Monica d´Almenery, professora de Língua Portuguesa, e Silvana Nascimento, Bibliotecária, do NAVE Recife e Rio

PLANO DE VOO

Aprender brincando não precisa ser um privilégio das crianças pequenas. O lúdico pode fazer parte da aula independentemente da idade. E, para isso, criar um espaço com mobiliário adequado para jogar, com mesas e cadeiras, e um local para armazenar os jogos, pode ser um recurso útil para qualquer escola.

“Quando os estudantes jogam, eles relaxam e conseguem compreender o conteúdo mais facilmente, transformando o aprender em algo positivo. Além disso, é uma potente ferramenta de socialização e inclusão”, explica Monica d´Almenery, uma das professoras idealizadoras.

Crédito: Carlos Fernando - Guanabaratejo
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Pilotando

1. A intencionalidade

Antes de montar uma ludoteca, defina e inclua no projeto político-pedagógico a intencionalidade pedagógica do espaço, que pode servir como um lugar de recreação dos alunos, e como parte de projetos e aulas.

A ludoteca pode ter essa dupla função porque além de divertidos, vários jogos permitem conexões com conhecimentos curriculares e servem para explicar o Feudalismo, a Revolução Francesa, a exploração e colonização de territórios, trabalhar a linguagem, o raciocínio lógico, estratégico e os conhecimentos gerais.

2. Como montar um acervo

Para montar um acervo é possível reservar uma verba da escola para compra de jogos ou realizar parcerias com instituições privadas. Outra alternativa é realizar uma arrecadação entre professores, famílias e a comunidade, com um evento para todos jogarem juntos.

Também é válido pedir para que os alunos elaborem os jogos com base no conteúdo que estão estudando, unindo a oportunidade educativa ao aumento do acervo. A prática vale para todos os campos do conhecimento e trazer tabuleiros de outras matérias vai enriquecer ainda mais a Ludoteca. Eles podem transformar jogos digitais em analógicos. E os materiais necessários costumam ser básicos: com papelão, cartolina, garrafa PET e tampinhas já é possível montar um jogo divertido. Além disso, vários jogos de cartas estão disponíveis para impressão na internet.

3. Defina as regras de uso

Para manter os jogos preservados e organizados, é importante que alguém administre o espaço e o fluxo de empréstimos, como em uma biblioteca. Converse com os estudantes e elaborem em conjunto as regras de uso e cuidado com o espaço.

Equipagem

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