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É BIO OU É TECH?

Como as tecnologias digitais podem ser úteis nas aulas de Biologia.

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Plantão Pedagógico

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Prática elaborada pelas professoras de Biologia Andrea Piratininga e Daniela Bahia, do NAVE Rio

PLANO DE VOO

As tecnologias digitais abrem um mundo de possibilidades em sala de aula. Para a disciplina de Biologia, por exemplo, elas são especialmente úteis para que os alunos possam ver animais de diferentes partes do mundo e elementos que requerem microscópio, dinamizando conteúdos que, por vezes, são muito detalhados.

“Os recursos digitais servem para tornar a aprendizagem de Biologia mais concreta e despertar a curiosidade dos estudantes”, explica Daniela Bahia, uma das professoras idealizadoras.

Crédito: Carlos Fernando - Guanabaratejo
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Pilotando

1. Os desafios

Faça um diagnóstico sobre os desafios enfrentados por alunos e professores no ensino de ciências, como: a falta de microscópio; a pouca qualidade e a escassez de imagens nos livros didáticos; e a dificuldade na compreensão de conceitos tão abstratos.

2. Escolhendo as ferramentas

Selecione os aplicativos e programas que podem ser utilizados para contornar esses desafios. Realizar atividades com recursos digitais também é uma oportunidade de engajar os estudantes por meio do uso do celular em sala de aula. Confira algumas ferramentas digitais gratuitas e como elas podem ser utilizadas:

3. Quizlet

Ajuda a criar listas de estudo e cartões de perguntas e respostas curtas. O aplicativo transforma esse conteúdo em um jogo, que pode tornar a aprendizagem mais dinâmica. 

4. Pinterest

Usando essa rede social de compartilhamento de imagens, como fotos e ilustrações, peça para os alunos criarem painéis de acordo com o conteúdo da aula, por exemplo, com imagens de de células, tecidos, ou filos do reino animal, e diferença entre imagens produzidas em microscópio ótico e eletrônico. A atividade ajuda na identificação do objeto de estudo e na criteriosidade de seleção de informações. 

5. Mentimeter

Esse recurso digital serve para criar interações em tempo real, como enquetes, nuvem de palavras ou coleta de perguntas. Ele é ideal para a primeira aula do ano letivo ou para introduzir um conceito novo, esse aplicativo serve para promover um diagnóstico inicial da turma. Faça uma pergunta como: “qual a primeira palavra que vem à sua mente quando você pensa em Biologia?” ou “o que você sabe sobre citologia?”. Os alunos respondem no aplicativo e que forma então uma nuvem de palavras que o professor pode projetar e debater com os alunos. Dessa forma, os estudantes participam da atividade em tempo real, conforme a nuvem de palavras se forma. Como os resultados são anônimos, essa é uma oportunidade de todos se expressarem. Ao final do ano ou do conteúdo é possível realizar a atividade novamente para comparar os resultados. 

6. Google Sala de Aula

Auxilia alunos e professores a organizar as tarefas, aumentar a colaboração e melhorar a comunicação, por meio de pastas e arquivos compartilhados e uma área para compartilhar dúvidas, curiosidades, e materiais complementares. Este espaço é propício para unir os resultados e processos das outras ferramentas digitais, compartilhar os conteúdos com os demais alunos ou outras turmas, e receber tarefas de casa ou criar questionários para provas.

7. Garantindo a participação

Na hora de realizar a atividade, certifique-se de que os estudantes tenham um celular ou computador com acesso à internet para participar da aula.

Equipagem

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