Compartilhe a prática:
Durante as conversas nos corredores e nas reuniões esteja atento a práticas inovadoras ou conhecimentos interessantes que os professores podem compartilhar. Atente também ao potencial dos seus professores e como este conhecimento pode agregar na formação do corpo docente. Vale ainda prestar atenção às dúvidas recorrentes dos educadores, demandas e necessidades.
Outra forma de fazer esse levantamento é pedir aos professores interessados, via questionário, que apontem seus interesses, peçam atividades ou se voluntariem.
O ideal é ter uma data mensal fixa, em horário de trabalho, para criar uma cultura de compartilhamento. Se não for possível, agende de acordo com a necessidade.
Também é interessante convidar professores de outras escolas, seja por meio da Secretaria, das redes sociais ou enviando e-mails. A troca entre escolas pode ser muito produtiva. Lembre-se de que todo professor pode participar ou liderar a formação. Todo educador é um potencial formador.
Estudantes também têm o que ensinar. Caso o corpo docente queira aprender algo que um aluno ou turma domine, é possível organizar uma oficina conduzida pelos estudantes.