Compartilhe a prática:
A proposta é que o professor de língua estrangeira e os alunos escolham um projeto ou assunto desenvolvido em outra disciplina para ser apresentado no formato de pitch. Outra possibilidade é que os demais docentes proponham a atividade para a aula de idiomas.
Embora muitos alunos estejam familiarizados com apresentações de trabalho em sala de aula, uma apresentação-relâmpago traz aspectos particulares que precisam ser explicados: dura apenas cinco minutos, é individual e sintetiza uma ideia em poucas palavras de forma atrativa. Para tornar a atividade mais clara e inspirar os estudantes, o professor pode mostrar alguns vídeos de pitches disponíveis na internet.
Um passo a passo pode servir de orientação para os alunos produzirem seus pitches. A estruturação da apresentação passa pela identificação do problema que os levou a desenvolver o projeto, iniciativa ou reflexão, a contextualização do assunto e a proposta de intervenção.
Pode ser que os alunos queiram ensaiar suas apresentações ou mostrar o texto-base. Nesse momento, o professor pode orientar e sugerir melhorias.
Três avaliadores podem ser o suficiente: o professor de inglês, o da disciplina que desenvolveu os projetos ou propôs determinada reflexão e um convidado externo, especialista no tema abordado pelo pitch.
Convide os familiares, amigos e a comunidade escolar e do entorno para assistir à rodada de pitches.
Durante a apresentação, cada avaliador terá uma função. O de idiomas pode analisar a postura e a fluidez com que o aluno comunicou sua ideia, deixando erros gramaticais e a pronúncia em segundo plano. O da disciplina que desenvolveu o projeto pode avaliar tanto os conceitos trabalhados quanto a clareza com que foram comunicados. Por parte do especialista, cabe uma análise da relevância da ideia, do contexto, a viabilidade de realização, entre outros. O ideal é que imediatamente após a apresentação cada avaliador dê seu parecer.