Ensino e Aprendizagem > EXPERIÊNCIAS EM AUDIOVISUAL

EXPERIÊNCIAS EM AUDIOVISUAL

Usando apenas a câmera do celular, os estudantes produzem vídeos com base nos ODS da ONU.

Compartilhe a prática:

Plantão Pedagógico

X

Prática elaborada por Bárbara Soares, coordenadora e professora das disciplinas do curso de Multimídia, e Jonathan Caroba, colaborador do NAVE Midia_Lab Rio

PLANO DE VOO

Quando os estudantes são convidados a produzir um vídeo, eles têm a oportunidade de explorar na prática diversos conhecimentos do campo das Linguagens, trabalhando a competência de Comunicação da BNCC.

Ao construir uma narrativa audiovisual, atentos às imagens e aos sons, eles podem expressar ideias e sentimentos, argumentar, sintetizar e contextualizar informações, e trabalhar técnicas e estéticas diferentes. Também experimentam expressar-se corporalmente e trabalhar a autoimagem quando, além de produzir, atuam no vídeo.

Nesta prática, os estudantes desenvolvem projetos audiovisuais relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU, muito ligados a noções de responsabilidade, cidadania, empatia e cooperação, que são algumas das competências gerais da nova base. Mas vale lembrar que diversos outros temas também podem ser trabalhados em vídeo.

“Esta é uma oportunidade dos alunos ampliarem seu repertório cultural e dominarem novas linguagens”, explica Jonathan Caroba, um dos professores idealizadores.

Crédito: Carlos Fernando - Guanabaratejo
1 / 1

Pilotando

1. Teoria e prática

Esta prática é dividida em dois bimestres. No primeiro, apresente aos alunos a história do cinema, os variados gêneros e os formatos da produção audiovisual no mundo. Mostre trechos de filmes e documentários, e explique as diferenças, as características mais marcantes, o estilo de fotografia, enquadramento e cortes de cada um.

Ao final de cada aula teórica, peça aos estudantes que reproduzam uma cena de um minuto da obra estudada, tentando garantir as mesmas características de luz, enquadramento e cortes. Dessa maneira, aprendem sobre os recursos audiovisuais e o manuseio de equipamentos na prática.

2. Luz, câmera, ação!

No segundo bimestre, os alunos começam a produção de seu projeto. Debata com eles todos os ODS, e peça que cada grupo escolha um tema e um formato. Vale clipe de música, documentário, canal no Youtube de humor ou culinária, enfim, o que a imaginação permitir.

Para inspirar os estudantes, apresente roteiros em formatos variados de mídia, e indique aplicativos gratuitos para filmar e editar o vídeo no celular. Ao final, combine com os estudantes os prazos de entrega. Enquanto produzem seus projetos, mantenha um acompanhamento próximo para ajudá-los com dúvidas.

3. O que avaliar

Após as entregas finais, organize um dia para que todos possam assistir a trechos das produções dos colegas. E para avaliar, leve em conta o processo como um todo: a criatividade, empatia, responsabilidade, trabalho em equipe, aspectos artísticos — e menos os aspectos técnicos, como qualidade da imagem e do som.

Equipagem

Compartilhe:

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.